terça-feira, 12 de maio de 2009

Que me desculpem os amigos...

Pela pouca efetividade (15 pil) e o balde de água fria... mas para mim já deu!

A euforia continua em alta, assim como ( e seguindo) as bolsas, mas meu desconfiômetro acendeu uma luz amarela mais forte: Amber Alert level II.

Quando meu irmão, síntese dos outsiders - que não é motorista de taxi, mas sendo comandante de jatos, possui leitura correlata à classe - telefona e diz que está pensando em colocar todo seu dinheiro na bolsa... talvez seja mesmo a hora de pensar em sair.

O DJ, referência magna dos mercados, ainda pode ir até 9k? Sem dúvida, e eu não apostaria contra isso, por enquanto. Significa que estou começando a colocar minha violinha no saco, mas não me sinto confortável para abrir vendas. Não costumo pegar os extremos dos movimentos, geralmente entro e saio antes, e assim evito tomar calor. Aconteceu na passagem dos 70k, quando o Ibovespa insistiu em subir e eu fiquei olhando, por pouco tempo. Também no mapeamento deste fundo atual (derradeiro, ou alguém acredita em new lows?) comecei, de leve, a montar posição, antecedendo às mínimas, mas a cada price action fui melhor dimensionando minha position sizing, e, como o limite inicial do caixote foi extrapolado, parti para a apropriação de lucros de forma progressiva.

Não dá para zerar tudo de uma vez. A tendência continua se mostrando favorável, ainda. Ajusta-se o timeframe, e vamos girando no curto, principalmente em alguns ativos em condições "especiais". Small Caps Rule!

E tivemos o stress test dos bancos... com um diagnóstico duvidoso. Precisam de U$75 bi... só? Isto é fichinha perto do caminhão de dinheiro que já irrigou a economia. Mas a horta continua secando. Resta saber de onde virá o reforço: se da iniciativa privada, ou o processo de estatização do sistema financeiro é mesmo irreversível e única alternativa.

Balanços são balanços, e manobras contábeis fazem parte desta encenação. Como o Brasil sempre segue o líder, a nossa Petrobras, a petroleira eleitoreira, usou do artifício para fugir do pagamento de impostos e minimizar suas perdas. Comparando com os números da Exxon e Chevron, a queda nos lucros foi simbólica (-20% em relação ao mesmo período do ano passado). Motivos, justificativas e explicações - controversas - não faltam.

Enfim, ontem li uma reportagem dizendo que os CEOs brasileiros estão na lista dos melhores do mundo. O Brasil possui realmente um grande diferencial na formação de lideranças. Mas, com certeza, temos também os mais capacitados controllers, e equipes responsáveis pela confecção dos balanços das empresas. Dizem até que o David Coperfield está com seu CV na fila dos headhunters. Mágico por mágico, os nossos ainda parecem ser mais criativos... ele vai ter que esperar!

Abs ^v^

4 comentários:

aguia disse...

beleza!...lucro na Bolsa,
so quando ja no BOLSO!

euforia = saida a direita, catatau: sincronismo joinha
Sir ^V^; BUT...about a NEW Low... a meu ver, vamos
ver sim: a relacao da endemia eh de 12 para 700 (tri).

se vamos...vamos sim.

axu

Anônimo disse...

Atenção ao Transportation que, vulgarmente costuma ir na frente, seja na ida seja na volta e que atingiu a base do canal altista hoje, diferentemente do Industrial.

Monitorando o TRAN, portanto.

aguia disse...

of course!

hoje cedo mesmo pedi ao Bob, aqui no TiB, para fazer um quadro de $TRAN com a mesma sistematica que vem fazendo no DJI, porque - nestas ALTURAS do pull - nao podemos ignorar o comportamento anomalo deste Leading Indicator do Indice Dow, velha ferramenta e como somatorio ainda razoavelmente confiavel (axu).

Bob disse...

Seagull, tem um doc pé trocado lá no hospital que é tiro e queda. Comprou petro em 50 para "longo prazo". Esta semana começou a falar em comprar mais. Das bigs não tenho mais nada