terça-feira, 5 de maio de 2009

Balanços dos Grandes Bancos

Andei sumido. Fico até feliz que o Águia não revogou minha licença de postagem.
Mas é que não houve muitas novidades.

Os grandes bancos estão aí apresentando redução no lucro.
Leia-se, Itaú e Bradesco.

Causa principal? Provisões. Esta já estava antecipada, já escrevi desde o... balanço anterior. É, aqui no mundo fundamentalista as notícias vêm trimestralmente quando muito.

Acontece que em bancos a provisão para devedores duvidosos é calculada usando o máximo da inadimplência em um período, (algo como uma média móvel, mas pegando só o máximo...). As provisões anteriores estavam em um nível mínimo, pois estávamos no melhor momento do ciclo econômico. Com a deterioração do crédito, elevam-se as provisões considerando o pior que aconteceu no passado recente.

Retirado da notícia:
"Os créditos vencidos há mais de 60 dias representaram 5,6% no primeiro trimestre deste ano, contra uma taxa estável em 4,8% durante 2008."

Alto, mas nenhum fim de mundo. Mas essas provisões altas ainda duram um pouco.

Fora isso, PODE ter alguma perda de dinheiro imediata pela baixa nos ganhos de fundos de investimento e baixa da Selic.

Ainda assim, diluído em vários resultados, se tudo der bem errado, os grandes bancos perdem no máximo um resultado trimestral.

Quem eu vou olhar com carinho nos próximos dias? sanb3. Quer dizer, isso se ainda estiver a R$ 0,12 - 0,13. Depois da fusão com o Real muita coisa mudou, e vale a pena ser analisado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor:

O senhor sabe muito bem e melhor que ninguem que sua presenca aqui eh tao FUNDAMENTAL quanto suas analises.

COMPRADOR DE SANB3 A R$ 0,06 NO ULTIMO TRIMESTRE.

SOCRATES.

Anônimo disse...

Grande PROF LAFA!
Se o Aguia implicar com voce pelo fato de estar muito preguicoso para postar aqui no TiB, fale comigo e vou arrancar algumas penas c/ chumbo fino, do big bird.
Voce, ao vir postar aqui, arredondou este belo espaco.
Sua vinda para este blog preencheu uma enorme lacuna na esfera da AF, ja que os demais, mesmo que todos excelentes observadores e comentaristas supimpas do nosso mercado e tambem do internacional, nao se dedicam, aqui, a colocacoes sobre as questoes mais estruturais dos ativos.
Poste mais vezes e poste sempre, pois enriquece o TiB.
( )s e Boa Sorte.

Eagle 'S. Hunter.

Fact Finder disse...

Nos balanços de bancos a única coisa que me diverte são as notas explicativas detalhando as "trolhas" que as Tesourarias levam. Largam montes de garoto deslumbrado nas mesas de op. fazendo m... hehehe
[]s