terça-feira, 18 de maio de 2010

Ah... mas no longo prazo...


Os gráficos, mais do que mostrar o passado, visam situar no presente... e dar indicações futuras.

O fato é que carregando posição o investidor acaba ganhando, se não precisar do dinheiro durante uma das baixas! E operando as tendências, mesmo que apenas as maiores - na visão aflorestada - a rentabilidade cresce exponencialmente, além de permitir também ganhar com as quedas.

... quem comprou perto dos F's, se deu bem... já os que entraram nas imediações dos T's...

de 2000 até outubro de 2002 foram mais de 2 anos em queda. Já no topo depois do IG em maio 2008, a bolsa perdeu "apenas" 43 mil pontos em 6 meses.

Lembrando que o gráfico é semanal (recomendado para positions) e está na escala LOG... logo, visualmente, as proporções podem parecer menores do que são em valores nominais.

Então valeu a pena ficar comprado desde 1999? Claro que sim, o índice saiu de 5 mil pontos para 60k!!!

1- Mas quem realizou os ganhos aos 20k para simplesmente recomprar tudo aos 10.000, dois anos depois ( 50% a menos - com o financeiro ainda rentabilizado aos juros da época)... fez bem.

2- Os que entraram em 2002/03, aos 10k, e conseguiram levar até 68/70 k (fazendo diversos trades pelo meio do caminho)... se deram muuuuuito bem!

3 - "se" ainda venderam no início da crise, ganharam 40 mil pontos na baixa, e recompraram de novo com grande deságio em pouco mais de 180 dias.... estes arrebentaram!!!

Mas, como eu sempre digo, não adianta olhar o que passou... vale é acertar daqui para frente!

E agora? O caixotinho fica pequeno nesta escala... então, perdendo sua base em 60k, a LTA de LP passa em torno de 38.000! Se isto acontecer, convém esperar até lá sem fazer nada... aliás, ainda ficar comprando mais pelo caminho? Não duvidaria de um repique, em nova tentativa ao topo do box, ou até para pullback no canal secundário perfurado. Mas a coisa não está nada boa dentro do contexto globalizado.

Cada um que trace suas estratégias... depois é tudo análise de retrovisor!

3 comentários:

aguia disse...

in fact, mestre Gaivota.

()ão.

Polycrav disse...

Como diz uma figura pitoresca:

Bolsa, meus senhores, não é uma aplicação que só sobe. É renda variável.

Ou seja, "VAREA"!!! rs

Bob disse...

38 k fecharia um grande ABC. Pode ser mesmo.
Mas antes teste aqui nos 55k.