sexta-feira, 14 de maio de 2010

Um indicador de tendência...

Em tendências de baixa, lucros crescentes contrastam com quedas no preço da ação.

Isso é um indicador muito confiável de que os preços estão indo pra baixo. Quando a tendência é de alta, raramente você vê um único balanço mostrar um crescimento de lucros, e mesmo assim as ações caírem.

Já nos últimos meses, não faltam exemplos. As principais blue chips soltaram balanços sólidos e positivos, e mesmo assim as ações caíram. Brasil Foods soltou um bom resultado e caiu mesmo assim. Idem para Lojas Americanas. Idem ibidem para Gerdau. Todas elas mostraram dinheiro entrando e um cenário sólido e caíram. Outro dia bmeb soltou um resultado com lucro extra de R$ 100 milhões (muito para o banco) em créditos tributários e as ações sofreram durante o dia todo. Em tempos de alta, ninguém quer saber de onde o lucro veio, um lucro extraordinário simplesmente catapultaria as ações pra cima.

Pelo jeito ainda veremos lucros crescendo e ações declinando por um tempo. Não dá pra imaginar a situação descrita acima a não ser como derivada de todo um cenário psicológico em que um bom balanço simplesmente não importa, nada está bom o suficiente, e a predisposição está sempre do lado da venda.

Nenhum comentário: