sexta-feira, 12 de março de 2010

Blue chips e Small caps

O Ibovespa andou puxado por Petrobras, que continua meio atrasada. E a Vale não deu trégua, chegando aos R$48 na última semana do vencimento na série C, levando os prêmios de suas opções a valorizarem exponencialmente. Depois do impasse no reajuste de preço do minério com os chineses, o papel vem cedendo, e o nosso índice permanece congestionado nas alturas.

O spread entre as duas principais blue chips abriu bastante, apesar dos poços milagrosos de petróleo, da proposta de capitalização, do adiamento oportuno dos resultados de 2009... mesmo com o alarde pelo plano de investimentos para 2010.

Matemática e financeiramente não foi uma boa escolha ficar com a estatal e se desfazer da mineradora quando ambas estavam pelo mesmo preço... mas cada um toma suas decisões, acertadas ou não. Apesar de, na maioria das vezes, Petro e Vale andarem juntas, ultimamente, com o spread relativo entre elas beirando 1,3, talvez seja um bom momento para estudar uma arbitragem.

Embora as operações com pares sejam mais eficientes contemplando ações da mesma empresa (ONxPN), ou até papeis de um setor específico - caso possuam fluxos de caixa semelhantes - sabemos que muita gente gosta de alternar as posições entre Vale e Petro.

O dinheiro canalizou para lá, e as small caps ficaram esquecidas, agora não há muito o que se falar sobre elas. Sobem muito em um dia, devolvem tanto no outro...

Esses papeis de baixa liquidez (alguns em situação especial, i.e. recuperação judicial, etc), ficam muito sujeitos a manipulações. Quem possui a informação entra na frente, "adota" o ativo, faz uma composição com mais duas ou três corretoras para puxar as cotações e, depois de apropriar o lucro, desova seus lotes no mercado - eventualmente até ganhando com a queda também.

Enfim, se aceitarmos nossa condição "beiradista", e ficarmos atentos a estas movimentações atípicas, é possível entrar na carona e tirar uns trocados de forma rápida. Mas se alguém ficar agarrado à ação, e perder o timing do giro, pode correr o risco de casar com um mico - e morrer com ele na mão!

Outro ativo que está sendo bastante comentado é a OGXP. Sem ainda ter extraído uma única gota de petróleo, o papel vem ganhando liquidez, inclusive em suas opções. Ontem foram mais de 3.000 negócios entre os strikes de 16 e 18, superando o volume de BVMF e até da Telemar em seus derivativos. Mais uma alternativa para quem procura financiamentos nas operações de taxa pela venda coberta...

Abs ^v^

3 comentários:

aguia disse...

após esta 'AULA' meu caro mestre Gaivota, só resta a êste pequeno aprendiz dizer-lhe que o Mercado, nestes seus atuais loooooooooongos momentos de pica na Glória, digo, de picos da glória está tipo aquêle antiquérrimo e hiper engraçado Programa de Rádio, o Balança But Não Cai que terminava com um chorado fêcho sempre assim:

"Balança...
Balaaança... Balaaaaança...
Massssssssssss Nãããããããããão CAI!!!"

sim, masss... o tal Programa, né uái.

Bob disse...

Já comentada pelo Lafa é para olhar com carinho SANB3 E SANB4. volume delas aumentando gradativamente.

Uma destas doidinhas é MILK11.

Polycrav disse...

Re-postando

Essa classificação é muito boa! Nada mais adequado para nos enquadrar.

Até o IBOV tá aderindo a essa qualificação beirando os 70.000 pts, nessa lenga-lenga, sem saber pra onde vai! rs

Assim como os investidores estrangeiros...

Abs,

Poly