sábado, 30 de janeiro de 2010

Investimentos em janeiro

E as bolsas mundiais corrigem na medida em que o dolar ganha força. A moeda americana foi a campeã de rentabilidade no primeiro mês de 2010, valorizando 8,27% Os fundos cambiais e o ouro subiram mais de 5%, enquanto o Ibovespa perdeu -4,65%. Pior do que isso só mesmo o FGTS Petrobras, que teve perdas na ordem de 9%.

A renda fixa e os multimercados ficaram na casa dos 0,7%, ao passo que o DI e a poupança perderam até do IGPM.

Hora de ousar? Talvez o momento mais oportuno tenha se desenhado quando todos ainda apostavam que o mercado estava vivendo "o melhor da festa". Dependendo do perfil, timeframe, e ferramentas utilizadas, o certo é que algumas estratégias short foram muito bem sucedidas nestes primeiros dias do ano. O básico da AT é saber identificar quando estamos nas proximidades de um topo e/ou fundo.

De resto é tentar usar as probablidades a nosso favor. Seja com base fundamentalista, ou observando o cenário macro, tudo deve ser levado em conta nas tomadas de decisão. Por que desprezar uma ferramenta se ela está a nosso dispor?

A Europa continua em crise ... alguns países enfrentam sérios problemas, com o desemprego atingindo níveis bastante elevados. Nos EUA, o presidente Obama luta para efetivar as mudanças prometidas em campanha (sem êxito até então), a China fabrica números para manter um ritmo insustentável de crescimento, e o Brasil, tido como refúgio seguro e economia estruturada, vai encarar um ano eleitoral pela frente.

O presidente parece certo de que não vai eleger sua sucessora, e o desânimo fica aparente em seu semblante. Cogita-se um acordo para que, em caso de derrota do PT, o seu partido fique com a Petrobras (e a Petrosal?), e se conforme até as eleições de 2014. Estão demorando a anunciar a descoberta de um novo poço milagroso...

Os incentivos fiscais já estão com prazo de validade vencido, e a duvida está na manutenção da política monetária. Com a iminente saída de Meirelles do BC, alguém acredita que a turma do governo vai aumentar os juros até novembro? A inflação parece controlada por aqui, e ainda existe uma boa margem para o teto das metas.

Talvez uma aposta no DI para janeiro de 2011 seja uma boa opção...

Abs ^v^

Nenhum comentário: