quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rascunhos e Memórias

Então... lembram quando falei que o mercado estava desenhando um grande "L"?

Não acredito em baixas muito mais pronunciadas, em uma deterioração ainda mais grave da economia. Mas também duvido que todos os seus problemas já estejam resolvidos.

O ano de 2009 vai ser lembrado como um período muito difícil. Para o próximo, os ajustes talvez possam ser mais perceptíveis

A reta de baixo - a tal lateralização - não é uniforme e horizontal como nos livros de caligrafia.

Estamos lidando com o mercado... e a volatilidade. Não pensem que eu consegui vender tudo nos 74 mil pontos do Ibovespa. Na verdade eu já vinha cabreiro algum tempo antes... zerei toda minha posição sem esperar os 70k. E ainda ouvi muita gente amiga dizendo que eu estava apocalíptico (rs). Esses 3 ou 4 mil pontos a mais foram realmente dolorosos... mas a compensação veio depois! Com o balão de São João no segundo Investment Grade, virei freguês nas vendas do índice futuro!

E quando comecei a falar em Seagull Decade... outros também se divertiram... aos 30k é que resolveram aprender a vender... quem lembra quando disseram que a bolsa ia cair até os 18K??? Ainda está em tempo. E eu não tenho mesmo o perfil do Buy and Holder. Quando percebo um lucro em questão de dias, que seria equivalente a dois ou mais anos de aplicação na RF, não resisto... realizo o ganho. E eventualmente ainda busco recomprar o mesmo ativo mais embaixo (se a indicação continuar favorável).

Isto é fácil de fazer em um mercado bull... operar na compra em uma contra tendência, exige um acompanhamento bastante efetivo. E deixei de restringir minhas estratégias apenas às bluechips. Tem muita coisa boa dando sopa também na segunda e terceira linhas.

Ao contrário do especulador que erra e - para não assumir a perda - se tranforma em investidor de longo prazo, eu sou exatamente o oposto. Procuro selecionar ativos com bons fundamentos e liquidez (para os lotes que eu trabalho nem precisa de muita...), defino um ponto de entrada com base na AT, inicialmente objetivando um investimento... mas se o ganho vier rápido (coisa de dias ou semanas), na casa de 20 ou 30% eu não esquento a mão - swinger. Devolvo ao mercado, aproprio o lucro e parto para a próxima.

Pois é... o fato é que no primeiro repique, quando montou o pivot, eu desenhei aquela "pipa", e pudemos dar mais boas gargalhadas. E cá estamos de novo acima dos 40... aos 44? ... minha violinha já era para estar dentro do saco. Restou um CDB (pré-pós BRTP) e umas tranqueiras (outras nem tanto) em condições especiais. Se eu sair de tudo ainda tem uma boa gordurinha para queimar.

Mas muita calma nessa hora...

Até o Big L se transformar em U... ainda deve demorar um pouco. Furando o caixote, tocando violino no caixão, o capital aplicado na bolsa ainda é muito pequeno na proporção do patrimônio. E vamos girando, baixando os custos, fazendo a gestão e controlando o risco... mantendo sempre o equilíbrio emocional. Só rindo... a hora de montar a carteira para ficar um pouco mais rico vai chegar. Até lá, seguimos no tiro curto. Enquanto a arma não estiver apontada para o pé... deixa a pipa voar! Seja para onde o vento levar a rabiola! Dá linha ou dibica...

Bear market rally, sucker rally ou retomada da alta (isso não deve ser para já)... a próxima figura é o gráfico que vai desenhar. Eu só uso a minha criatividade, traço as estratégias, e sigo atrás!!!!

Abs ^v^

6 comentários:

aguia disse...

issa, Sir ^V^!!!

Lucro na Bolsa,
so kuando jata
nu BOLSO corz!

Seagull disse...

Então aguia... avisa se eu estiver exagerando na filosofia.

Sabe o que é... a maioria das pessoas que frequenta blogs e foruns vem à procura de dicas. Eu não sou desse time, muito menos profeta para afirmar o que vai acontecer amanhã.

Fico resignado em poder compartilhar impressões e experiências (that u have a lot).

Se os leitores ávidos por profecias - ou o caminho das pedras - querem uma (apenas 1) dica, eu dou:

"estudem o mercado"

E procurem com isso sentir-se confortáveis em suas decisões de investimento. Saiba que somos beiradistas nas tendências. Quase marginais...

Podemos até antever um reversão ocasionalmente, mas o que nos resta é pegar a rabiola da pipa e surfar para o lado que as ondas nos levar.

Muito filosófico mesmo... bullshit?

É capaz...

mas são quase 30 anos de lida com o mercado, sobrevivndo, e quem sabe aumentando o patrimônio aos pouquinhos e consistentemente.

Gostei daquela pergunta:

Por que quando a bolsa sobe é alta e quando cai é volatilidade?
O fato é que quando estamos vendidos a queda é de verdade... quando ficamos comprado é melhor interpretar como realização de lucros, correção saudável, indicadores sendo "aliviados"... e ontem inventaram mais uma:

Amenizar a pressão! rs

Eu me divirto...

Abs ^v^

aguia disse...

destaquei so '1' perola.

sense of humor eh essencial!

talvez tanto quanto a PACIENCIA.

...sua presenca e suas impressoes detalhadas, tanto de
estrategias quanto de posicionamentos; e tanto quanto
suas observacoes analiticas; as lembrancas; os alertas;
sao perolas que enriquecem sobremaneira esta praia!!!

(but, nada de pedir aumento: sao so as 15 mesmo, rs).

( )AO.

aguia disse...

Mestre ^V^.

ops...ah sim, lembrei

e EM TEMPO, meu caro MESTRE:

"SE" este Big L se transformar em U, teremos a figura
de um INVERTED H&S (o tal de OCOI em Tupinique^s),
com DJIA indo again, beijar os 9 KG (barreira tanto na
ida, quanto na volta, do touro ora castrado, conforme
lembrei aqui em 1 poste fincado recentemente)...BUT,
jamais esquecamos que esta crise nao e uma coisinha
que se resolva com troca-troca de plas em Reunioes de
"20"... eis que o estragao foi feito por milhares de Alis
Babas, cada um com seus "40" ladroes... e nao da pra
tapar todos os buracos deixados com peneira$ fina$...

para melhorar a impressao geral, vao que IMPRIMIR!!!

axu

Seagull disse...

Eu ainda vejo dificuldades no mercado para adiante ir por conta, seja descolado da Matriz, muito menos sem Petro e Vale (1/3 do Ibov...)

Enfim...

A marola (background, ou foreground, wave?) seja lá uma pororoca da praia -aquela onda que bate na bancada de areia e volta ao mar em sentido contrário - foi surfada. Segunda linha é brincadeira...

A capa da minha violinha já está aberta... só falta enfiá-la no saco!

Mas se resolverem esticar mais um pouco, a palheta também está na mão... e a gente continua tocando.

O maior perigo desta orquestra é chamarem os meninos para a baila e entrar a sinfônica de violinos.

Vai ser cada varada...

Amber alert! Next step = Red Warning! ;-)

Abs ^v^

aguia disse...

ja estao afinando os violinos...

( )