segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fim do Bear Market rally?




uhm, será. Correção segue mas acho que volta após queda.

4 comentários:

Seagull disse...

Bob,

Quase postamos juntos... então para não ser repetitivo, segue comentário editado do Seagull Trading

----------------------

O mercado parece estar esperando apenas um motivo para realizar.

Se não não bastasse a expectativa pela divulgação do resultado no teste de stress dos bancos americanos (ex-banca), depois da vaca louca na Europa, da gripe aviária, agora surge no Mexico um vírus mutante com origem suína (oinc! oinc!). Querem quebrar o porquinho da nossa poupança!!!

A minha ótica continua a mesma, Passam os dias, troca a semana, e, quando acham que descobriram a resposta, muda-se a pergunta.


1) antes, se a tendência já era bull - o mercado está mesmo firme???

2) ou é um bear market rally - e até onde ele pode chegar? (chegou?)


Agora a questão é se a alta está corrigindo, ou chegamos ao fim do repique da baixa... as bluechips perderam o gás !?! Pois é... o perigo está aí. Quando as bigs param de evoluir e são as smalls que fazem a festa... o final pode estar chegando! E se a música acabar, vai faltar cadeira para todo mundo sentar. Olho na floresta de tocos...

Enfim, ninguém sabe nada... mas suspeita-se... que passageiros de um voo vindo do México estão gripados! Sobre a bolsa vai ficar o mistério... mas os micos continuam saltitando.

Que siga assim, mesmo com uma eventual pandemia viral, que a saúde da conta permaneça boa, e o patrimônio inabalável!

Abs ^v^

PS: só faltou a foto do leitão - Atchim! (ou era um anãozinho?)

Anônimo disse...

Caramba Bob. Seus charts sao magnificos e em materia de Elliott nunca vi ninguem tao observador e ecletico como voce e a gente sente a sensaco que ainda estuda e se aprofunda cada vez mais.

Fiquei tambem muito curioso depois daquele alerta do aguia que achei inedito, pelo menos para mim que nunca havia ouvido ou lido nada a respeito, tanto que de cara nem dei muita bola. Aquele que o Aguia postou aqui sobre o que ele chama de Arapuca Oropa, e eu estava dando uma olhada nuns pregoes anteriores e nao deu outra, acontece mesmo e me impressionou como o cara observa coisas assim.

E se repetiu hoje, caramba, no chapeu que o DJI deu nas tres principais Indices das maiores bolsas Europeias que ele cita e fiquei pasmado porque aconteceu novamente e exatamente no lapso de tempo citado. Hoje, justamente entre as 10:30 e as 12:30 pelo nosso horario, o Indice americano jogou TFSE-100, DAX e CAC-40 para uma virada altista e justamente apos o fechamento simultaneo das treis europeias, o Indice americano simplesmente despencou. Fica agora para mim pelo menos, facil entender que vai ter muita sardinha europeia que comprou nestas duas horas, com insonia esta noite, tal como ele escreveu.


E comeca a ficar claro tambem o estrago que um cara tipo o tuba Soros, so para dar um exemplo de um que ja abalou sozinho a moeda Inglesa no passado, pode fazer ao atacar um cardume de weak hands operando em cima da diferenca de fuso, ja que o mercado esta a muito tempo globalizado, muitos dos mesmos ativos operados de um lado e outro do Oceano Atlantico.


Caso de Policia ou nao que no MF nao existe outra Lei alem da lei do proprio mercado que os grandes predadores que sao seus proiprios fiscais , delegados e xerifes, escreveram e que diz cinicamente "Viva, e deixe os outros se matarem", nem vem ao caso, porque mais me espanta nisso tudo o fato aqui recentemente escancarado por um cara escreve meio esquisito e que se diz averso a olhar intraday e afirma nao ser analista nem tecnico e nem de nada, conseguir descobrir coisas assim; e por isso de uns tempos para ca tenho lido com muita malicia os posts dele e percebi que ou esconde o jogo e mostra so a ponta das garras ou copiou o Fausto no famoso pacto. - Hahahaha, pacto sou eu que vivo me atolando na lagoa e nao larguei o barco do rallye colocando o lucro da Bolsa no Bolso, como diz o mesmo Aguia que ao que parece vai sumir igual o KB por motivos talvez mais graves ainda; entretanto tomara que nao.

Tudo de bom para voce e parabens pela postagem de ambos os seus charts que nem precisam dizer mais de mil palavras pra dizer que Ibovespa esta no sal e oarabens tambem por terem trazido o Samuel Ramos para ca porque ele ja entrou de sola e alegrou o pedaco.

Marcelo.

Bob disse...

Marcelo

vejo muitos analistas que ganham para isto ficarem presos a uma idéia, puramente para não aceitar que erraram. Eu mudo a contagem e mudo mesmo.
E sigo dizendo: SEGUNDA LINHA IND MUITO BEM.

Pena quem não entrou por ficar preso a uma idéia.

Anônimo disse...

A flexibilidade, sem duvida alguma, alem de outras caracteristicas que pesam a seu favor, distingue dos aprendizes menores, como eu; um grande Analista, como o amigo, que pratica o pragmatismo analitico, jamais estratificando uma concepcao, ainda mais em um mercado volatil e andando na corda bamba, como agora, podendo-se dizer que caminha no fio da navalha e sabemos ambos que bastaria que viesse, a qualquer momento, um vento forte tipo uma noticia 'ruim' qualquer, no MFInternacional, para desabar no picadeiro.

Bem ao contrario dos pseudo-analistas que sao inflexiveis e se prendem radicalmente a uma concepcao inicial que tenham e passam a tentar ver, nao as sempre possiveis mudancas de humor do market e sim o que eles proprios desejariam ver, interpretando os charts, sempre os mais curtos possiveis, nariz colado na tela, sem siquer ouvi-los, mesmo quando berram.

Meu caso, como player, difere da otica do amigo apenas em relacao ao tempo, ja que somente entro em expansoes vem mais largas e olho os tempos mais curtos apenas por curiosidade mais academica que operacional, embora, mesmo assim, ao raramente entrar numa operacao curta somente o faca com target radical e religiosamente definido.

O mestre pode acreditar entretanto, como sei que acredita, na continuidade inexoravel deste Bear, ja dito secular, pelos proximos anos; tao grave eh na realizade a endemia no panorama financeiro mundial, maquiages e engodos governamentais, assim como pequenos rallyes, como este, a parte; ja que, como eh notorio, os mercados nao andam em linha reta e apenas os seus picos e fundos se 'alinham' em tempos maiores, dai ser bem mais confortavel opera-los tambem em horizontes mais amplos, penso eu, respeitando sempre e ate admirando os que se arriscam com mais adrenalina.

Parabens, enfim, ja falando hipoteticamente, pela sua corajosa exposicao atual de uma segunda linha certamente bem rentavel; pedras inclusive que cantou solidariamente aqui, mais de uma vez; pena nao ter realizado ainda, pois poderia entrar novamente, caso, como acredita, nao tenha se esgotado o litle pull-back, ja que pela minha otica mais panoramica, de curtissimo prazo e, tambem para mim, ja aguas passadas.

Tivesse entrado, nesta curtissima, ja teria realizado, pois, ao olhar a retrospectiva a nivel mais panoramico, mesmo que ainda, na minha otica, caminhando no curto prazo a se considerar a secularidade do atual bear market, , nao considero este rallye tao confiavel assim ao observa-lo num chart historico.

A ver; e eu torcendo para que quem esteja certo seja voce.

Um grande abraco hospitalar, Unimeds a parte, do Marcelo.