segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Alavancagem operacional do Bradesco versus Itaú

Um conceito muito interessante é o de Alavancagem Operacional. Pra quem nunca leu um livro qualquer sobre adminstração financeira, recomendo rapidamente o do L. J. Gitman.

Pois bem, todo negócio tem despesas fixas. Itaú e Bradesco não fogem a esta regra. Ambos, aliás, têm números semelhantes de agências espalhadas por aí.

Mas o Itaú tem mais ativos. E vem a conclusão óbvia que o Itaú tem mais ativos por agência. Ponto para o Itaú.

Claro que isso é esperado. Itaú e Unibanco tradicionalmente tinham agências lado-a-lado. Algumas vão fechar, os clientes serão migrados etc. Mesmo assim, isso só reforça o dado: uma agência do Itaú rende mais que uma agência do Bradesco. Definitivamente, ponto para o Itaú.

No entanto isso é reflexo direto das estratégias diferentes adotadas pelos dois bancos.
O Itaú é mais cosmopolita. Prefere abrir agências em centros mais urbanizados. De preferência, poucas. Perto dos mais ricos, ou, pelo menos, da classe média.

O Bradesco quer o povão. Quer a classe C de hoje, que é de onde vem a B de amanhã. Ele abre agências em cidades onde a atividade mal é rentável. Se um bairro está desenvolvendo, o Bradesco e o BB abrem um PAB (Posto de Atendimento Bancário) antes do Itaú.

Isso quer dizer que no resultado ele já está "comprando" o crescimento. Vamos pensar assim: todos os custos da agência da cidade de Piraporinha da Serra do Sul do Monte Oculto já estão pagos pelo resultado. A partir de agora, cada cliente que abrir a conta é quase puro lucro.

Por isso, se o resultado do Bradesco parecer meio "atrasado" perto do pujante Itaú, não se assuste. Existe um resultado embutido ali dentro. Que, se der certo, poderá colocar os dois bancos em posição de empate de novo em alguns 10 anos.

Um comentário:

aguia disse...

LAFA:

UM BAITA BRAÇÃO PRO C!!!

parece que nossa praia está cada vez mais vazia, sem graça e sem jaça.

BUT... isto apenas espelha o comportamento errático do atual e já de longa data indeciso paralelismo histórico do market bursatil local e internacional. - e, porrrrrrraqui, enquanto o mercado du peniquinho, digo, tupiniquim, estiver balançando nesta corda bamba entre 70 e poucos e 60 e poucos mil pontos, nada que se possa dizer a tal respeito conseguirá ser interessante e muito menos instigante.

aguardemos...

quando a COISA tôda, K e LÁ, descer a ladeira, a curiosidade, por vêzes ressurgindo até por desespero de alguns intimo ratos, ôps?... intimoratos, deverá retornar.

áxu