quarta-feira, 29 de abril de 2009

News, Opinions & Timeframes

Como escrevi no popup da postagem abaixo (do NiceBob), o colaborador do MI - e assíduo leitor desta praia - nobre Vinicius Castanheira, trouxe uma informação para debate e alguns questionamentos.

O rumor (privilegiado?):

"Moody’s disse que pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil" - 29/04/2009 | 11:08 (...) No final do dia de ontem, a Moody’s disse que pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil até o final do ano, acrescentando que nunca esteve tão confiante no país como agora. O resultado disso foi que apesar da Bovespa ter fechado rigorosamente estável em 45.821 pontos, no after market as ações seguiram no caminho de alta (...)" Álvaro Bandeira - Ágora.

Seu comentário:

Mr. Seagull,

Os mestres do TiB tem sido decisivos em analisar mais efetivamente qual é o sentimento predominante no prazo semanal na minha "afortunada" categoria de investidores amadores (velha freguesa dos institucionais internacionais).

Num timeframe mais curto, poderia dizer como vc interpreta o curioso timing de fatos do mercado como:

- Hoje, possívelmente estar sendo feito um teste na linha superior da (tb possível) cunha de baixa do Dji, 60 min, no primeiro pregão após a (animadora?) notícia (veiculada pela maior corretora do Brasil) de que agência de risco internacional "pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil até o final do ano, acrescentando que nunca esteve tão confiante no país como agora"

(mais alguém lembrou do roteiro do Investment Grade? Ano passado nessa mesma época?)


----------------------------------------------------------------------------

My comments (by ^v^):

Olha Vini, é mesmo complicado seguir estas agências de classificação de risco. No contexto geral, se existe este rumor, ele parece ter fundamento pela posição destacada do Brasil neste cenário de crise. Corremos meio por fora nesse rolo todo. Tem horas que eu desconfio de tanta proeza, será tudo isso mesmo? Falaram até em emprestar dinheiro ao FMI... eu fiquei curioso para saber qual o valor, prazo e os juros deste "empréstimo"... estariam dispostos a pagar mais pelo nosso dinheiro do que bancamos a nossa dívida pública?

Porque senão o Lula vai conseguir acabar com o spread de uma só vez. Acabar não... inverter! Toma dinheiro caro e repassa barato ao Fundo Monetário apenas para fazer pose de chique (sic)? Por mais que a relação dívida X PIB venha diminuindo consideravelmente, o Tesouro paga (até hoje) 11,25% pela Selic que corrige as LFTs. E o dinheiro que deve sair de nossas reservas cambiais será remunerado a quanto?

Mais estranho ainda é a informação de rever nosso rating partir de uma corretora. Será que eles têm acesso privilegiado dentro da Moodys. Se for assim, imagina como devem saber tudo das empresas...

O papo é longo, seria legal colocar todos (inclusive o TiB team) na mesa de um bar e conversar enquanto envaziamos vários engradados de cerveja. O Fact é um gênio, faz cada leitura do mercado, seja macro ou gráfica, que me faz sentir no maternal. O aguia tem muita experiência (de vida e na bolsa) e há tempos anda catastrófico tsunâmico, rs. Mesmo com todo essa recuperada nas bolsas ele continua firme que a coisa está preta (muito além do Obama). Bear Market Rally, Sucker Rally ou Michael Jackson Rally (situação negra, mas tingida de branco). E no fundo tem suas razões. O Bob, foi mais flexível e vem brincando nas smalls, desde que acreditou no DCA do Price Action. KB faz falta em qualquer lugar, percebeu o fundo - mesmo que temporário - e daquele meu neologismo com o PermAlert, ele parece que vestiu a camisa, e foi para dentro do campo dos bulls. Mas todos atuam em um horizonte de médio (mais para curto) prazo. AXU

Não dá para apostar no longo... podemos nem estar vivos. O fato é que as notícias mudam rápido demais, e os investidores seguem atrás, como uma manada de loucos ensandecidos fugindo do vírus H1N1, que ninguém conhece, e supõem que seja uma FLU em mutação causada por mistura entre porcos, aves e seres humanos... caraco, só faltaram os peixes, répteis, e a "vaca louca"!!!

Sério, quando não sei a resposta, não escondo minha impotência - e ignorância - diante o desconhecido e me disponho a pesquisar. E ainda continuo procurando uma justificativa que me convença. Se nem na Matriz sabem o que fazer, que dirá de nós, em Pindorama, do alto deste penhaskim... enquanto isso, eu, como ave marinha, continuo voando no lift e dando meus mergulhinhos ocasionais para beliscar!

IG1 (o ensaio) foi pouco, IG2 estava bom (para vender tudo)...

agora, IG3... é demais.

E não me tirem o tubo!!!

Abs ^v^

saldo do BOV em abril


terça-feira, 28 de abril de 2009

Segunda linha comentada e pontos de entrada










Poderia ainda postar as entradas em MYPK3,PLAS3(esta foi dica de um leito do TIB tempos atras), INPR3 etc, etc. Mas como tudo é " invenção" deixa assim.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fim do Bear Market rally?




uhm, será. Correção segue mas acho que volta após queda.

Borat enxergar mercados e feitiços



- Chinqui!

Meu nome ser Borat, e eu gostar vocês.

Eu ser contactado por amigos do Russa máfia e eles prometer Borat 15 Tences por responder perguntas no Trading in Blog no lugar sequestrado Zamuel.

Borat pedir 20 Tences e falsificados passaportes para todo família, menos esposa Borat.

Russos oferecer 15 Tences, e passaportes menos esposa.

Agora Borat ser feliz e trabalhar no TiB.

Russos mandar Borat pedir a todos que acompanhar Borat, Russos dizer que se não tiver sucesso, Borat devolver Tences e ser executado.

Primeira questão Borat responder, vir de Srta. de Patos, no Paraíba. Bonito cidade.



- Caro Borat, espero que minha mensagem lhe encontre com saúde e paz.

Ouço o tempo todo especialistas sobre mercado financeiro afirmarem que o preços nas bolsas antecipam os fatos da economia real em alguns meses, como se fosse uma menstruação premonitória. Na verdade o verbo preferido não é nem antecipar e nem menstruar, mas sim precificar. Assim, a maioria deles afirma que o mercado precifica a economia real em 6 meses.

Devo confiar nesse prognóstico?

Muito obrigada,
Carlinha Vidente e esposo

- Borat gostar Carlinha Vidente, querer tirar foto Carlinha no WC. Desde Oxanna morrer comida urso, Borat muito feliz querer nova esposa.

Borat também gostar analistas financeiros, eles beber todo dia sangue de crianças e mulheres antes trabalho! Niiiice!

Borat sempre concordar analistas financeiros que falar televisão. No Casakshtan, nosso glorioso pátria, analistas bolsa valores que falar errado nós cortar língua. Assim mercados sempre andar na frente dos meses que Máfia Vermelha decidir. Quando bolsa não andar, a gente sempre culpar ciganos e judeus.

No América, bolsas também sempre andar na frente dos meses, mas analistas que falar televisão não perder língua quando errar. Eles ganhar uma montanha de dólares quando errar. High five!

Quando americano bolsa precificar futuro em 2007, analistas Dow Jones tentar enfeitiçar e cegar mercados. Não funcionar e Borat muito esperto enxergar e ganhar muitos Tences com queda:




Conclusão Borat: confiar sempre máfia, nunca confiar analistas Dow Jones.

Queda bolsas março dever mostrar PIB fraco primeiro trimestre, subida bolsas agora querer mostrar PIB grande na frente. Mas se ciganos enfeitiçar Dow Jones, cegar mercados e bolsas cair de novo antes fim do ano.

Borat pedir todos que deixar perguntas na seção comentários.

Até próximo dia.

Wawawewa.

O MESTRE SAMUEL RAMOS FINALMENTE NO TiB!!!

ATENCAO MESTRES KB (in memoriam, rsrs), BOB, FACT, SEAGULL, LAFA e nossos queridos leitores: o nosso amigo SAMOA vem vindo porrrrrrrrrai, eis que finalmente aceitou nosso velho convite para juntar-se aos demais colaboradores desta praia limpa e solidaria.

enriquecer-se-a assim, ainda mais, o TiB; com a presenca de um grande observador do market e meticuloso analista, cujo nome e apelidos carinhosos (SAMOA e SAMUCA) que lhe apuseram todos os seus amigos ao passar do tempo, sao sobejamente conhecidos e respeitados, pois que conquistou a todos por seu cavalheirismo, tanto quanto por sua muito esmerada e reconhecida qualificacao.

convidado por nos ja de a tempos a juntar-se a esta gang, somente agora, apos consolidar o projeto do seu otimo e vitorioso site VIES FINANCEIRO, poder-nos-a doar um pouco de seu tempo com valiosa e valorosa colaboraco, postando ao lado dos demais, neste espaco limpo e absolutamente solidario: CELEBREMOS A EXCELENTE NOVA!

SEJA BENVIDO MESTRE SAMUEL, BENVINDO SAMOA E OU SAMUCA!!!


OBS: este passaro vai se ausentar uns tempos para cuidar do Bronze.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

para ilustrar, a um leitor, a tal "arapuca oropas"...

...recebi um coment, de um atento leitor anonimo, achando confusa, pelo que entendi, a questao do 'violino transoceanico', dai porque, crendo estar ilustrando, tanto para ele, como tambem para outros visitantes, esta hipotese (pra mim ja uma tese, tantos os repetecos e ja de a muito os tenho enfocado aqui no TiB) que enseja - a depender da imaginacao do leitor com ou sem muiiita malicia, mesmo que sem maldade alguma - laboratorialmente, sofisticadas especulacoes, a niveis DIVERSOS...

os horarios estao no tempo Pindoramico (hora de Brasilia, DF) para todos os quadros; e a arapuca claramente demonstrada, reprisada frequentemente, entre as 10:30 e as 12:30 hs, como hoje quando DJIA abana os 3 rabos para baixo e assim que as europeias fecham, vem, no ato, o violino, tal qual se deu ontem, em sentido inverso (basta conferir nos quatro intradays respectivos do pregao anterior).

resolvi, ao final da resposta a coment do post anterior(e que sempre procuro dar, com o maximo de atencao e consideracao ao meu alcance, como no TiB nos mereceram todos os que nos privilegiam, prestigiam e honram com seus comentarios, alimentando nosso processo puramente dialetico e solidario de observar o market), que iria postar os 4 charts referidos e ahi estao: como sempre 'auto-explicativos' (by Fact e Bob) e que 'nunca mentem' (by Fact); e observem, a parte, como sao siamesas as GRANDES europeias (rsrs).

emocionante alem de divertida a 'arapuca oropas'

...pena que ninguem acompanhe: ontem entao foi classica: WS ao abrir ditou (tipo cachorro abanando o rabo) o final dos pregoes em andamento em DAX; FTSE 100 e CAC 40... BUT (by Bob), depois que la fechou, DJIA aplicou o violino do fuso horario... pedra cantada ontem e o resto fica por conta da imaginacao de cada um (BVSP, mesmo que sem o risco do fuso, ficou de fora, desta vez - mas que descolou ki nada - compensando o modesto up da matriz durante nosso feriado, but, como uma pulga depois instavel no tal intraday).

tudo isto e muiiito didatico; pena que pato nao acompanhe (ki pena).

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DCA's na alta do BOV.


É só escolher. Tem 4 DCA's neste trend de alta desde o dia 10/03. Penso que o suporte da correção ocorrerá entre 40/42 k, região de 2 DCA's.
Só para constar até o dia 16/04 não houve saída dos estrangeiros.

Correção ou fim do Bear Market Rally?



A cunha de baixa foi claramente desenhada dias atrás e está em curso. BUT MM 50 e ou low de DCA dará suporte mais abaixo. Otimismo forte lá fora então corretiva

e a tal COISA comeca a ficar realmente muito feia

quando o Daily e o Weekly mostram a mesma tendencia down [no caso do observatorio do penhaskim tal comparativo abrange uma panoramica mais ampla ainda incluindo o Monthly (que o Bob so posta a pedido e mesmo assim cobra 15 pilas, rs)]; e, just now, o alinhamento nos dois primeiros tempos esta, no minimo, very, very...muito feio: com varios Indicadores (inclusive o que mais uso que eh o do bom senso) ja berrando na contra mao de mercados very very oberboughts, com estrelinhas de aviso e gaps a granel...alem de que, SPX, por miseros 2,23 pontos, lencou fogo no "rallye do G-20".

nao sei se os visitantes que operam CCCP, ou DT, ja deduziram, ne uai... BUT, a nao deixar duvidas, devo esclarecer o obvio de que so opero generica e metodicamente no LP (e LAPDV); raramente no MP e quase nunca no CP e CCCP; menos ainda no DT tipo vapt-vupt (a nao ser coelho manco nas 4; e ou galinha morta e mesmo assim com atestado de obito) e quando entro, estando tudinho muiiito bem alinhadinho, entro pari passu e bem PESADO (targets hiper definidos e inviolaveis tipo o Pat Hearne, aquele que fazia bem feito e ficou rico na surdina, enquanto o mito Livermore alardeava mas quebrou).

pari passu?... PUTZ.

nao consegui sentir firmeza neste pull, mesmo pedra cantada pelos demais do TiB (que sao mesmo D+), pois nao houve tal coincidencia entre os dois primeiros tempos neste boi que agora se despede [friniquitos a parte, no final da morte do cisne nesta semana - e mesmo assim - caso nao D, hoje mesmo, uma trap vapt vupt armada ontem em WS, com a Europa otimista until now, ambiente portanto propicio pra a reprisadissima manjada armadilha (do fuso horario) transoceanica dos hotmoney de WS]... so entro tranquilo e somente quando ha um alinhamento geral e inconteste de tudinho com o meu

mineirissimo "axu".

BOA SORTE A TODOS E...LUCRO NA BOLSA...SO QUANDO NO BOLSO.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

como diz o BOB: os Charts falam por si proprios...


Artigo do dia 18/04/2009

Sinais moderados de que o índice da contração econômica está reduzindo nos Estados Unidos, na China e outras partes do mundo têm levado muitos economistas a prever que um crescimento positivo retornará aos EUA na segunda metade do ano e que recuperação semelhante ocorrerá em outras economias avançadas. O consenso entre economistas é de que o crescimento no ano que vem será próximo de 2,5%.Investidores falam de sinais de recuperação e de positivos “derivativos secundários da atividade econômica” (a continuidade da contração econômica é o primeiro derivativo – negativo –, mas a redução do índice sugere que a estabilidade pode estar próxima). Como resultado, as ações iniciam uma recuperação nos EUA e em todo o mundo. Esses mercados parecem acreditar que há uma luz no fim do túnel para a economia e para os lucros de empresas.Esse consenso otimista, acredito, não está baseado em fatos. Na verdade, a expectativa é de que enquanto o índice de contração americana reduzirá de -6% nos últimos dois trimestres, a expansão dos EUA ainda será negativa (cerca de -2% a -1,5%) na segunda metade do ano (comparado ao consenso de 2%). Além disso, o crescimento no próximo ano será tão fraco (0,5% a 1%, ao contrário do consenso de 2% ou mais) e o desemprego tão alto (acima de 10%) que ainda será sentido como uma recessão.Dada a fraca previsão para a maioria das economias, as perdas bancárias e de outras instituições financeiras continuarão aumentando. Minha última estimativa é de US$ 3,6 trilhões em perdas por empréstimos e questões de seguro em instituições norte-americanas, e US$ 1 trilhão para o resto do mundo.Dizem que o FMI, que no início do ano revisou para cima a estimativa para as perdas bancárias, de US$ 1 trilhão para US$ 2,2 trilhões, irá anunciar nova previsão de US$ 3,1 trilhões para ativos dos EUA e US$ 0,9 trilhão para ativos estrangeiros, números muito próximos dos meus. Por essa corrente, muitos bancos americanos e estrangeiros estão efetivamente falidos e terão de ser confiscados pelos governos. A crise de crédito permanecerá por mais tempo se mantivermos vivos os bancos zumbis, apesar de suas contínuas e massivas perdas.Diante dessa perspectiva para a economia real e as instituições financeiras, a última alta nos EUA e mercados mundiais de ações deve ser interpretada como bear-market rally (pequena melhora em ambiente pessimista). Os economistas normalmente brincam que o mercado financeiro profetizou 12 das últimas nove recessões, já que muitas vezes os mercados caem acentuadamente sem uma decorrente recessão. No entanto, nos últimos dois anos, o mercado previu seis das últimas zero recuperações econômicas – ou seja, seis bear market rallies que eventualmente fracassaram e orientaram novas baixas.O último “dead cat bounce” (expressão usada por operadores de bolsa nos EUA para designar o momento em que o mercado consegue sua última recuperação antes de cair de vez) pode durar um tempo, mas três fatores irão orientá-lo novamente. Primeiro, os indicadores macroeconômicos serão piores do que o esperado, com o crescimento diminuindo para recuperar o quanto antes a expectativa de consenso.Segundo, os lucros e ganhos não serão recuperados com a mesma rapidez prevista pelo consenso, o fraco crescimento econômico, pressões deflacionárias e surgimento de calotes em títulos corporativos irão limitar o poder de preço das empresas e manter baixas as margens de lucro.Terceiro, os choques financeiros serão piores do que o esperado. Em algum ponto, investidores perceberão que as perdas bancárias são massivas e que alguns bancos estão falidos. Recuperados por empresas alavancadas, irão orientá-los a vender ativos sem liquidez em mercados sem liquidez. E alguns mercados de economias emergentes – apesar do apoio massivo do FMI – experimentarão uma severa crise financeira com efeitos contagiosos em outras economias.Assim, embora este último bear-market rally possa continuar por um pouco mais, a renovação das pressões para baixo nos estoques e outros ativos de risco será inevitável.Para ter certeza, políticas de ações muito mais agressivas em vários países têm reduzido o risco de uma iminente depressão. Este resultado parecia altamente provável seis meses atrás, quando os mercados financeiros mundiais quase entraram em colapso.E ainda, esta recessão global irá continuar por período mais longo do que sugere o consenso. Pode haver luz no fim do túnel – sem depressão e colapso econômico. Mas a recuperação econômica em todos lugares será mais fraca e tomará mais tempo do que o esperado. O mesmo vale para a recuperação definitiva dos mercados financeiros.Nouriel Roubini é professor de economia da Stern School of Business, New York University, and Chairman of RGE Monitor (www.rgemonitor.com)

COPIADO DO MFF DO VELHO AMIGO FACT FINDER

"
Galileu repetiria sua célebre frase se visse a quantidade de incrédulos em relação ao bear rally. O trecho acima, retirado de um artigo no Seeking Alpha, reflete um entendimento distorcido do autor [minha opinião, claro]. Como se justifica o price action diante de indicadores macroeconômicos já conhecidos? Não se justifica. Macrofundamentos e price action não andam necessariamente in synch. O artigo citado é um dos mais populares do sítio (!?). Não é de admirar que a maioria não consiga bater o benchmark ao longo do tempo.

A quantidade de dinheiro "incrédulo" é o combustível desse rally, que não mostra ainda sinais de abatimento. Abril é historicamente positivo em WS. Enquanto pipocarem artigos de "incrédulos" e de "vendedores cobertos", não haverá retomada do bear market.

Por aqui estamos vendo papéis confirmarem alternadamente breakouts indiscutíveis (Usiminas PNA hoje, p.ex.). E, no geral, não se atingiu nível de sobrecompra que sugira ainda o início de um rollover, que pode levar outros meses para se resolver. Olhando para trás é notório que as maiores oportunidades de "zeração de posições" surgiram de fakeouts (falsos rompimentos) pós-consolidações em 2007 e 2008. Isso ainda não ocorreu. E assim se dará novamente em momento futuro, exatamente quando todos estiverem desistido de questionar "the absurdnesss of this sucker's rally". Em futuras postagens comento s/ o nível de volatilidade atual...
"

(BY FACT, in his blog Markets By Fact Finder)


...e quem estiver com saudades de ler algo do KB e de outra fera, de uma passadinha porrrrrrrrrrrla que os coments e o troca-troca dos '4' (os impagaveis SAMOA e POSIDONE tambem, k-cild`s!) postados sao elevadissimos, tal qual a altura do poste acima... HAJA MADEEEIRA!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Otimismo forte lá fora




pode vir corretiva BUT vejam só. Hoje veio relatório do JP Morgan com título " Waiting for a correction", hehehehe. Tchê os caras estão atolados com o preju de 2008, perderam o Bear rally e se corrigir vão entrar na compra dando mais folego BUT latecomers, Vamos ver.
No BOV, em cinza, Andrew's Pitchfork com objetivo no círculo.

...DJIA ESTA ARRODEANDO O TAL TOCO DOS * KG...

QUANDO?...

just now!!!...

but... OOONDE?

bem ali, nos 8 KG!

poiZe, a Matriz very overbought ta mesmo construindo porrrali, uma puta BARREIRONA!!!... serah pra Q?... serah porrrrrrrQ?...

putz, e eu sei la, k-cild`s?... num faco a menor ideia... VERDADE!!!
sim, barreiras sao construidas a suportarem represamentos futuros
e ve-se reprise de velhos filmes: pre-vencimentos coincidentes com otimismo, alavancagens talvez (as europeias hoje: alegria purinha).

alerta?...nao, nada disso, nadinha mesmo: apenas ingenuo registro.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Indicandor Contrarian

Minha cabeça já começa a se indagar se os problemas fundamentais estão resolvidos e o índice pode se sustentar nos níveis atuais.

Será que isso é precisamente um indicador de que a alta já está no fim? Hehe.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Opções Série Delta

Esta reta final pode trazer fortes emoções... tanto Vale quanto Petro negociam na faixa de 30, e ainda podem ser esticadas para exercerem as D32, como um ataque às D28 não seria uma possibilidade totalmente descartada. A chance de correr para um lado ou outro é a mesma. A não ser que fique enrolando até segunda-feira...

Um amigo chegou a comentar que o prêmio das opções em seus lançamentos cobertos tinham valorizado muito. Mas o objetivo nestas operações é tentar acertar o preço do ativo no dia do vencimento. Sendo uma OTM, desta forma, ganha-se nas duas pontas: com a valorização do papel e embolso do prêmio com a opção virando pó.

Isso se a estratégia era preservar o papel em carteira e apenas diminuir seus custos de aquisição. Caso contrário, entrega a posição.

Quando fazemos em busca de uma taxa, que pode chegar a mais de 5% liquidos no mês, a ideia é ser exercido. Em mercado de alta ou congestionado é uma estratégia que funciona com extrema eficiência. Mas aí haverá quem diga que, se a bolsa subir, ganha-se mais apenas estando comprado. Certo! Mas o risco também é maior!

Abs ^v^

Momento de decisão







no curto prazo pode inciar uma corretiva. Fim da alta? Será???muita gente não entrou lá fora e ficou fora da festa e aqui pessoas fisicas ainda com medinho. vamos ver. Não comento charts pois são auto explicativos.

estar-se-ia construido um OCOi...ou uma arapuca?!

pelo sim, pelo nao, liguei para um amigo, diretor de um tamborete e ele me disse que realmente estava-se construindo algo, but, que nao sabe nadinha do que possa ser; a nao ser... que faltava madeira mas que comecaria a chegar um baita dum big carregamento hoje mesmo.

pode, uma resposta destas?...sim, tudo phode; mas, va entender...

terça-feira, 14 de abril de 2009

Grendene

Pode ser wishful thinking. Afinal, um de meus melhores investimentos (em %) de todos os tempos foi comprar Alpargatas no começo do governo Lula.

As probabilidades estavam a meu favor, aliás. O papel estava pagando 10% de dividend yield e assim ficaria se os lucros continuassem constantes. Lucros crescentes.

Tinha produtos populares com consumo fortemente estimulado pelo aumento de renda dos pobres (que estava por vir, e isso era óbvio, governo Lula, certo?). Aqui falo de Rainha, Topper, tênis de valor mais baixo que um Nike Shox.

E tinha as Legítimas Havaianas, que estavam tornando-se uma febre de consumo mundial.
Provavelmente foi minha primeira tenbagger.

E pode ser wishful thinking porque estou vendo coisa parecida em Grendene. Não tão forte quando, porque a administração não ajuda. Mas parecida.

Grendene está com 16% de dividend yield. E P/L de 5.
Dinheiro em caixa de sobra. Em tempos de crise, ela não precisa de dinheiro e pode até comprar alguém. Além disso, uma parte do preço da ação é dinheiro puro.

O dólar mais alto ajuda porque aumenta a receita das exportações e ainda afasta a concorrência.

O balanço sustentou bem. Ela conseguiu vender tudo o que fabricou mesmo em cenário de crise. Aqui dentro e lá fora. Pequeno aumento de volume.

E finalmente (vai, podem sacanear) a nova coleção de Melissa já estava vendendo que nem água. Parece que pessoal da produção acertou a mão desta vez (depois do fiasco da linha Ipanema Gisele Bundchen, que de bonita, só tinha a... deixa pra lá.)

Do 2o semestre pra cá eles estão conseguindo vender a linha de Melissa que nem água, a preço bem alto. A linha inverno já chegou e está fazendo sucesso. E mais: sem concorrência...

ou quase. A concorrência chama Zaxy, por R$ 29,90. Quem fabrica? A própria Grendene. Ando pelas ruas de Goiânia contando Zaxy no pé da mulherada.

Duvido que seja uma "Havaianas". Mas é interessante.

Curiosamente, é a maior posição na carteira da patroa, que comprou o que podia no movimento do papel dos R$ 12,00 rumo aos R$ 10,00. A tese é dela. Eu só analisei junto.

O que não ajuda:
1. A administração. Sem comentários.
2. A meu ver, estratégias de marketing e elaboração dos produtos ineficientes. Às vezes, só minha opinião, fazem cag**** bem grandes.

O TOPETE DE ONTEM PARECE UMA LITLE HEAD...

um mea culpa, tipo assim, mais um alerta:

reconheco que tenho errado e (muiiito) em minhas observacoes.

tenho errado sim, nao na maneira de olhar o mercado acionario e suas tendencias, mas na minha ingenuidade, inadmissivel a um septuagenario, com mais de 40 anos de janela de Bolsa e enormes velhas cicatrizes de ferimentos obtidos 'ja nela'; ao nao recordar e nem levar em conta o quanto o market pode ser manipulado pelos grandes investidores institucionais, eis que uma consideravel fatia de seus patrimonios estah rotineiramente em carteiras bursateis.

apesar da Transferencia de posicoes das Grandes Carteiras para a massa, justamente os weak hands, direta e indiretamente (fundos de pensoes e aposentadorias) que ja estava sendo paulatinamente feita, estrategicamente antes do estouro da bolha imobiliaria gringa, por muitos dos strong hands, tal estopim da atual explosiva endemia ainda surpreendeu todo o MFI, ao detonar tal bolha, por sua vez estopim ela propria da bolha dos derivativos, esta sim, bem mais inflada e insana e UMA BIG PUTA SENHORA BOLHONA!!!

reconheco que tenho insistido quase que insanamente na minha crenca da forca da atual - ainda insatisfeita e inexoravelmente voraz - e ainda insaciavel Ursa Gravida que vai, a meu ver, arrazar o market bursatil mundial e que apenas tomou, ate agora, um naco da gordura que tal mercado acumulou no gigantesco e muiiito looongo Bull, ja castrado, morto e sepultado e que - trimiliques de fantasma inconformado, como o atual rallye, a parte - nao a fara voltar a hibernar tao cedo, pois a Grande Branca tem apetite acumulado para deixar o acionario so nos ossos (a meu ver, no pos euforia again).

sao, penso eu, rallyes tais quais o atual, dentro de um BIG BEAR (tanto quanto o Alencar tergiversa e tudo tem o vice versa), justamente a concretizacao provisoria e fugaz do sonho de esperanca que ainda mantem os patos na lagoa acionaria e - a meu ver dinooovo - tao logo se dissipe o pull, se dissiparah, idem, tal quase imorredoura esperanca (ela sempre morre no fim de tais reprises dos mesmos velhos filmes), assim que a Transferencia seja, finalmente, completada, no troca-troca entre os grandes no atual poquer combinado; quando entao... deixarao o cassino e a turma da roleta - mais uma vez - com os micos na mao, mercado sem liquidez, VOLUME AO PE DO CHAO.

como se ve, dou a mao a palmatoria e - como sempre - tiro o chapeu para as analises e observacoes impecaveis do demais cumpadis; os pilares do arrimo desta praia; como o nosso Professor LAFA, um pilar fundamental; a grande ave marinha GAIVOTA que altaneiramente enxerga sempre longe; nosso inimitavel e sempre sereno e paciente Analista Tecnico e Macro in "FACT" e o meu querido perfeccionista Elliottiano Mestre BOB; BUT (by him), mesmo assim dando a mao a taboa, nao sento... daih, justamente, usar o meu nick name sem assento, digo, acento... e 15 pilas eh minha senha de entrada no market quando uma certa galinha maior estiver tipo assim morta.

BOA SORTE A TODOS E CANJINHA A QUEM AINDA TIVER PACIENCIA.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Quem será que está comprando agora?

Eu não sou.

Comprei aos 30.000. Menos que queria, mas comprei.
Comprei aos 35.000. Pouco.

Daí pra riba não comprei nada ou quase nada.
Mas tem gente que está comprando... agora.

Daí pra mais, o que posso notar é que coisas com bons fundamentos sofrem menos. Ainda que seja apenas um pouco menos: sofrem menos.

E o post do Seagull logo abaixo está imperdível.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Bear market rally - até onde vai?




Na quarta final da tarde comentei sobre o mega DD lateral que estava formando no BOV. Não deu outra rompeu forte mas agora vem a questão : até onde vamos?Novamente nada sei mas há dois momentos semelhantes graficamente mas distintos quanto a fundamentos. Em 2006, movimento lateral de 4 meses e montou pivo de alta para cumprir objetivo dele. Agora em 2009. novamente rompe lateral de meses e forma pivo de alta: projeções 1)48725; 2) 53500. Na verdade dentro desta grande área há vários pivos menores é só escolher.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Até onde vamos?




O Seagull recoloca o assunto da alta aqui motivada epla entrada dos estrangeiros e saída de PF como mostra a tabela de alguns dias atrás. O BOV rompeu a linha Maginot com DCA no dia 02/04 e após já são 4 dias de movimento lateral formando um megaDD em caixote. Para qual lado vai romper? Sei lá mas penso que os estrangeiros não entrariam para andar 1-3 mil pontos. Além disto a segunda linha anda forte por aqui. Outro dado citado pelo seagull foi o dia do IG em 2008 quando foi DCA mas lembro que na época coloquei que os estrangeiros foram vendedores naquele dia. Então é dar sequencia e olho aberto pois ao contrario do BOV a alta US parece ser motivada por PF. Uhm, vamos ver;
Ações citadas em comentários anteriores com BIS3; TEND3, BICB4, etc, etc, sem cometários na verdade

S.O.S. senhores surfistas... olho vivo na TSU, hein?

atencao para o volumeco da Matriz que isso esta com cara de fim de festa... alegria vira desanimo, acaba o GAS e depois vem a tristeza.

Rascunhos e Memórias

Então... lembram quando falei que o mercado estava desenhando um grande "L"?

Não acredito em baixas muito mais pronunciadas, em uma deterioração ainda mais grave da economia. Mas também duvido que todos os seus problemas já estejam resolvidos.

O ano de 2009 vai ser lembrado como um período muito difícil. Para o próximo, os ajustes talvez possam ser mais perceptíveis

A reta de baixo - a tal lateralização - não é uniforme e horizontal como nos livros de caligrafia.

Estamos lidando com o mercado... e a volatilidade. Não pensem que eu consegui vender tudo nos 74 mil pontos do Ibovespa. Na verdade eu já vinha cabreiro algum tempo antes... zerei toda minha posição sem esperar os 70k. E ainda ouvi muita gente amiga dizendo que eu estava apocalíptico (rs). Esses 3 ou 4 mil pontos a mais foram realmente dolorosos... mas a compensação veio depois! Com o balão de São João no segundo Investment Grade, virei freguês nas vendas do índice futuro!

E quando comecei a falar em Seagull Decade... outros também se divertiram... aos 30k é que resolveram aprender a vender... quem lembra quando disseram que a bolsa ia cair até os 18K??? Ainda está em tempo. E eu não tenho mesmo o perfil do Buy and Holder. Quando percebo um lucro em questão de dias, que seria equivalente a dois ou mais anos de aplicação na RF, não resisto... realizo o ganho. E eventualmente ainda busco recomprar o mesmo ativo mais embaixo (se a indicação continuar favorável).

Isto é fácil de fazer em um mercado bull... operar na compra em uma contra tendência, exige um acompanhamento bastante efetivo. E deixei de restringir minhas estratégias apenas às bluechips. Tem muita coisa boa dando sopa também na segunda e terceira linhas.

Ao contrário do especulador que erra e - para não assumir a perda - se tranforma em investidor de longo prazo, eu sou exatamente o oposto. Procuro selecionar ativos com bons fundamentos e liquidez (para os lotes que eu trabalho nem precisa de muita...), defino um ponto de entrada com base na AT, inicialmente objetivando um investimento... mas se o ganho vier rápido (coisa de dias ou semanas), na casa de 20 ou 30% eu não esquento a mão - swinger. Devolvo ao mercado, aproprio o lucro e parto para a próxima.

Pois é... o fato é que no primeiro repique, quando montou o pivot, eu desenhei aquela "pipa", e pudemos dar mais boas gargalhadas. E cá estamos de novo acima dos 40... aos 44? ... minha violinha já era para estar dentro do saco. Restou um CDB (pré-pós BRTP) e umas tranqueiras (outras nem tanto) em condições especiais. Se eu sair de tudo ainda tem uma boa gordurinha para queimar.

Mas muita calma nessa hora...

Até o Big L se transformar em U... ainda deve demorar um pouco. Furando o caixote, tocando violino no caixão, o capital aplicado na bolsa ainda é muito pequeno na proporção do patrimônio. E vamos girando, baixando os custos, fazendo a gestão e controlando o risco... mantendo sempre o equilíbrio emocional. Só rindo... a hora de montar a carteira para ficar um pouco mais rico vai chegar. Até lá, seguimos no tiro curto. Enquanto a arma não estiver apontada para o pé... deixa a pipa voar! Seja para onde o vento levar a rabiola! Dá linha ou dibica...

Bear market rally, sucker rally ou retomada da alta (isso não deve ser para já)... a próxima figura é o gráfico que vai desenhar. Eu só uso a minha criatividade, traço as estratégias, e sigo atrás!!!!

Abs ^v^

ALGUMA COISA ASSUSTOU O MARKET OROPEU

COMECOU O DIA LINDIU, LINDINHO; OPTIMISTICAMENTE UP!!!
but (by Bob)...ja mudou de rumo apontando a quilha pra baxu.
o que serah que andou acontecendo porrrrrrrrla, neste almoco?
qual seria o prato final servido no famoso restaurante GVINTE?
se indigesto, so pra Europeu: lullinha...estomago de Avestruz!


o importante no market eh observar os SINAIS...e nao o OBVIO


...axu.

terça-feira, 7 de abril de 2009

DIVERGENCIAS NEGATIVAS (E GAPS) A GRANEL

qua;

ainda bem que o Lullinha ESTA DISTAnte!...BUT, elle retorna.

retorna com suas declarACOES sim, com certeza e ahi entorna.

axu.

domingo, 5 de abril de 2009

Unwinding Carry-Trade - II

"Eu espero 1 yen na faixa de 115-120 usd daqui a meses ou ano, consequência da bullish flag assinalada." (Unwinding Carry-Trade em 10/10/2008)

Um amigo "virtual" de longa data que utilizava análise técnica me disse que passou a olhar mais fundamentos porque não tinha tempo de ficar acompanhando gráficos. O que ele diria se visse isso? Technical Analysis possui uma abordagem fractal. Todavia, minha prática me diz que pessoas se apegam a conceitos distorcidos e irão morrer com eles.
Acima vimos um rally de aprox. 15% em alguns meses. Com alavancagem muito pequena seria possível dobrar ou triplicar esse retorno. Com alavancagens maiores, somente possíveis em Forex, dependendo do seu investimento, o céu é o limite.
Note-se que o selloff no yen coincidiu com UM bottom em Wall St. Coincidência? No lo creo...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tudo em linha aqui: PF saindo, BOV subindo


AND NOW... SE SAIR DO ESPETO II CAI NA BRASA I:

o RASCUNHO da DIV NEG de MP, foi sim, furado pelo vento do otimismo soprado da Europa, ontem, e criado pela avant premiere do BIG G-20!!! ENTRETANTO surge justo agora um maledeto filhote do tal Rascunho: o esboco de Divergencia Negativa, de CCCP, bem mais violenta; basta ver, a abertura do novo angulo, com que diverge o mercado do meu vetusto e insistente Tio Willy; BUT (only this by Bob, ate entao pleeeno de razao), on the other hand, just now, a figura esbocada vem apoiada em outros Indicadores que faltaram no primeiro big rascunho, como PPO e CMF que - ao contrario do otimismo da diafana brisa passageira (pois nao se debela endemia com reunioes grupais e sim se a evita com fortes remedios estruturais preventivos) - nao estao nadinha otimistas...

just now... com o gravame de que o MF nao vai tirar, tambem, foto festiva junto com Obama e Cia (liderados pelos profundos conselhos macroeconomicos lullisticos, do Papa desta atual enciclica bufa anti-cristo, digo, anti-crise); se nada nadinha; de serio, profundo e bem paupavel; sair jazinho do bate-boca dos vinte, a coisa todinha volta profundo...BUT...caso a euforia continue e este Indice de WS passe a over overbought, no teto 100, volta a desenhar o rascunho anterior de MP que DJIA so apaga, superando os 9,088 KG, num lindiu 'OCOI'.

onde, se e quando ocorrer tal incrivel quadro, acaba de vez a FESTA.

axu

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sequências dos charts das contrutoras citadas dias atrás.







Eu disse: "não confie nos franceses"











Eles resistiram mas acabaram cedendo, linha Maginot rompida. Vai mais? Sei lá mas tem tudo para ir. No DJIA é bear market rally mas vai esquentando a grande dúvida: é a iv.I.C ou já estamos na II.C??????.

Carteira e de onde deve vir mais resultado

Fiquei por muito tempo analisando o caso Sadia. E isso deve ter passado uma falsa impressão, de que sou um investidor focado em situações especiais e empresas menores.

Na verdade não. Aliás, do jeito que minha carteira está hoje, espero mais resultado de algumas empresas tradicionalíssimas.

Principais posições: vale, bancos (bradesco, itaúsa, itaú, santander, alfa financeira, alfa, banrisul - em ordem), gerdau, petrobras, elétricas (cpfl, coelce, aes tietê, cemig, tractebel, coelba), WEG.

E algumas mais recentes e provelmente com mais incerteza e risco. Construtoras, Fertilizantes Heringer, Sadia, Grendene, Inds. Romi

Não duvido nada de que a primeira parte renda mais que a segunda. E daí também se vê que gosto de diversificar com qualidade. De fato, os resultados das primeiras vêm sólidos, e os dividendos não estão sendo interrompidos. Já as últimas, sofrendo mais com a crise. Então nem todo prêmio de P/L é mal pago...

Tudo muito bom, tudo muito bem...

É... momento delicado de grandes definições.

O problema é que muita gente já perdeu a confiança no mercado. E para recuperar isso não é de um dia para o outro. Quando a bolsa fez sua mínima abaixo de 30 mil pontos ninguém queria entrar...

Agora que vai subindo as pessoas parecem ficar mais tentadas a se arriscar. Mas quanto mais alto aumenta o perigo. Até as notícias mudam e acabam iludindo os investidores. Então é hora de ficar com atenção redobrada. Os compradores atrasados são sempre os que pagam o pato.

Rompeu? Tudo indica que sim... e os problemas estão resolvidos? Claro que não!

Por isso que o lucro apropriado é o que está mais seguro. E nada impede de fazermos uma nova entrada se a coisa firmar de fato. Quem manda ainda é a Matriz. Apesar do S&P ser mais abrangente, é o Dow que, sendo mais famoso, referencia o comportamento do mercado. Depois de descer até 6.400, agora voltou aos 8.000...

Daqui para frente é o que nós vamos ver! ^v^

ontem, WS ergueu o Market Mundial ki tava down;

e daih?...

daih, hoje o market mundial, just now, estah exuberantemente up...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

abomino olhar intraday...BUT, como o Bob gostia:

ainda briga -NOVAMENTE- pela MA(50)... (100 gas):

os excelentes traders...otimos....bons e o... poiZe.

...poderia nomear alguns, mas... poderia, tambem, esquecer outros.

...coisas ha, que sao imprescindiveis para operar com sabedoria e prudencia o mercado acionario... e, evidentemente, alem de muita sensibilidade e paciencia, ha que se ter sempre o cuidado de manter o equilibrio emocional e evitar, sempre, brigar com o market; pois o tipo irascivo, nervosinho, e extremamente emocional; aquele que tenta levar as operacoes na marra, tipo o 'entra errado, e sai idem', passando o tempo todo fazendo remendos e precos merdios (e nem parando para pensar...batendo, sempre de frente e ate em objetos inanimados); se torna a bola da vez na mira dos tubas e mesmo que nao tenha suado a camisa pra formar o capital que arrisca, vive um clima biliar de eterno desconforto: e acaba falando sozinho na praia.

observando aqui e alih, a gente consegue identificar, nos ambientes forenses, nitidamente, alguns destes brigoes...geralmente, pessoas agressivas, emeritos provocadores que acabam chamando a atencao e conquistando seus minutos de fama e a simpatia de outros players por sua aparente coragem e destemor... ateh ficarem transparentes (o que as vezes, dura ateh anos, antes da ficha cair)...mas uma vez identificados tal como sao, escondem-se atraz da pusilanime cortina do anonimato, ridicularmente - pois facilmente identificaveis - e ai, passam a dar aulas em todo espaco que encontram; mesmo tendo o seu proprio canto que, por ser vazio de meritos, ninguem frequenta.

...outro dia me lembrei de uma triSte figura deSSas... mas, ciSkici, alem do que - se tal tipo prefere a sombra - pra que expor doentiaS figuraS?... xaprala... quem sabe, rezando, acaba Sumindo de vez?

falando ainda do market, ELE, O MERCADO, sendo sua opiniao o que apenas importa, parece concordar com a tal DIV NEG (aquela de DJIA leeeeembram?...) e estah hoje com cara de seguir a rampa... again; sendo o mais interessante e importante, disto de observar possiveis rascunhos de divergencias - ANTES de confirmadas (porque DEPOIS... qualquer genio ou babaca consegue) - eh o fato de serem elas - se e quando confirmadas, por outros Indicadores confiaveis - excelentes pontos de entrada - e se pressentidas, melhor ainda - filet de prima (so que isso o leitor nao vai achar em outro lugar - porque nao eh um traslado - senao em praia limpa, free e solidaria, mesmo que, para conserva-la assim, vez ou outra se tenha que usar a tal vassoura, pois eh livre, mas, ha a corresponsabilidade de mante-la bem limpa).

se inSistir, vai piorar muito (o mercado, course): BOA SORTE E BYE.