sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

E o Fact Finder comemora...

BM&FBOVESPA autoriza registro de contratos de opções flexíveis de compra e venda sobre cotas de ETF BOVA11

Novo derivativo de balcão permite montagem de diferentes estratégias de investimento
08/12/2009
Mais


Consulte os contratos de opções flexíveis de compra e venda sobre o Ibovespa
A BM&FBOVESPA passou a oferecer, a partir de 07/12/09, o registro de contratos de opções flexíveis de compra e de venda sobre cotas dos iShares Ibovespa Fundo de Índice (
BOVA11). O lançamento desse novo instrumento derivativo possibilita às instituições financeiras a estruturação de diversas estratégias de investimento para seus clientes como, por exemplo, de proteção de capital.
O BOVA11, um dos quatro Exchange Traded Funds (ETF) listados no segmento de ações da Bolsa, tem por objetivo obter retornos semelhantes aos do Índice Bovespa.
O novo contrato de opções flexíveis de compra e venda é registrado no mercado de balcão organizado do segmento Mercadorias e Futuros sob os códigos FBC, para opções flexíveis de compra e FBP, para opções flexíveis de venda. O tamanho do contrato corresponde ao valor da cota de ETF multiplicado pelo número de cotas acertadas entre as partes do negócio, sujeito ao limite mínimo de 100 cotas.
Os contratos de opções flexíveis permitem às contrapartes maior flexibilidade na definição das características da operação tais como: o tamanho do contrato, a data de vencimento, valor do prêmio e preço de exercício, desde que respeitados os limites estabelecidos pela Bolsa.
Há ainda a possibilidade de os contratos serem registrados nas modalidades com ou sem garantia. No primeiro caso, a BM&FBOVESPA atua como contraparte central para garantir o cumprimento das obrigações. O instrumento também permite a inclusão de preços de barreiras para ativar ou extinguir os direitos e obrigações da opção.

4 comentários:

Fact Finder disse...

Comemorar "derivativo de balcão"?!
Not really. :)

LB disse...

Quem vai garantir a liquidez?

Todo jeito de seguir a linha do POP, que não vingou

Bob disse...

Vou operar volatilidade de 1 minuto versus indice redutivo de 5 minutos desta coisa. hehehehehe

aguia disse...

FACT:


bota o termôMETRO nú Bob...