O rumor (privilegiado?):
"Moody’s disse que pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil" - 29/04/2009 | 11:08 (...) No final do dia de ontem, a Moody’s disse que pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil até o final do ano, acrescentando que nunca esteve tão confiante no país como agora. O resultado disso foi que apesar da Bovespa ter fechado rigorosamente estável em 45.821 pontos, no after market as ações seguiram no caminho de alta (...)" Álvaro Bandeira - Ágora.
Seu comentário:
Mr. Seagull,
Os mestres do TiB tem sido decisivos em analisar mais efetivamente qual é o sentimento predominante no prazo semanal na minha "afortunada" categoria de investidores amadores (velha freguesa dos institucionais internacionais).
Num timeframe mais curto, poderia dizer como vc interpreta o curioso timing de fatos do mercado como:
- Hoje, possívelmente estar sendo feito um teste na linha superior da (tb possível) cunha de baixa do Dji, 60 min, no primeiro pregão após a (animadora?) notícia (veiculada pela maior corretora do Brasil) de que agência de risco internacional "pode rever sua nota de classificação de risco do Brasil até o final do ano, acrescentando que nunca esteve tão confiante no país como agora"
(mais alguém lembrou do roteiro do Investment Grade? Ano passado nessa mesma época?)
----------------------------------------------------------------------------
My comments (by ^v^):Olha Vini, é mesmo complicado seguir estas agências de classificação de risco. No contexto geral, se existe este rumor, ele parece ter fundamento pela posição destacada do Brasil neste cenário de crise. Corremos meio por fora nesse rolo todo. Tem horas que eu desconfio de tanta proeza, será tudo isso mesmo? Falaram até em emprestar dinheiro ao FMI... eu fiquei curioso para saber qual o valor, prazo e os juros deste "empréstimo"... estariam dispostos a pagar mais pelo nosso dinheiro do que bancamos a nossa dívida pública?
Porque senão o Lula vai conseguir acabar com o spread de uma só vez. Acabar não... inverter! Toma dinheiro caro e repassa barato ao Fundo Monetário apenas para fazer pose de chique (sic)? Por mais que a relação dívida X PIB venha diminuindo consideravelmente, o Tesouro paga (até hoje) 11,25% pela Selic que corrige as LFTs. E o dinheiro que deve sair de nossas reservas cambiais será remunerado a quanto?
Mais estranho ainda é a informação de rever nosso rating partir de uma corretora. Será que eles têm acesso privilegiado dentro da Moodys. Se for assim, imagina como devem saber tudo das empresas...
O papo é longo, seria legal colocar todos (inclusive o TiB team) na mesa de um bar e conversar enquanto envaziamos vários engradados de cerveja. O Fact é um gênio, faz cada leitura do mercado, seja macro ou gráfica, que me faz sentir no maternal. O aguia tem muita experiência (de vida e na bolsa) e há tempos anda catastrófico tsunâmico, rs. Mesmo com todo essa recuperada nas bolsas ele continua firme que a coisa está preta (muito além do Obama). Bear Market Rally, Sucker Rally ou Michael Jackson Rally (situação negra, mas tingida de branco). E no fundo tem suas razões. O Bob, foi mais flexível e vem brincando nas smalls, desde que acreditou no DCA do Price Action. KB faz falta em qualquer lugar, percebeu o fundo - mesmo que temporário - e daquele meu neologismo com o PermAlert, ele parece que vestiu a camisa, e foi para dentro do campo dos bulls. Mas todos atuam em um horizonte de médio (mais para curto) prazo. AXU
Não dá para apostar no longo... podemos nem estar vivos. O fato é que as notícias mudam rápido demais, e os investidores seguem atrás, como uma manada de loucos ensandecidos fugindo do vírus H1N1, que ninguém conhece, e supõem que seja uma FLU em mutação causada por mistura entre porcos, aves e seres humanos... caraco, só faltaram os peixes, répteis, e a "vaca louca"!!!
Sério, quando não sei a resposta, não escondo minha impotência - e ignorância - diante o desconhecido e me disponho a pesquisar. E ainda continuo procurando uma justificativa que me convença. Se nem na Matriz sabem o que fazer, que dirá de nós, em Pindorama, do alto deste penhaskim... enquanto isso, eu, como ave marinha, continuo voando no lift e dando meus mergulhinhos ocasionais para beliscar!
IG1 (o ensaio) foi pouco, IG2 estava bom (para vender tudo)...
agora, IG3... é demais.
E não me tirem o tubo!!!
Abs ^v^