sexta-feira, 26 de junho de 2009

Options As Leading Indicators

Quem tem algum conhecimento básico da teoria das opções e acompanha as de Petr PN logo percebe que, nesse início de pregão, os spreads entre os strikes se mantém iguais [ou até maiores] aos de ontem - apesar da leve queda no papel (ativo-base). Qual a explicação? Aumento de VI, claro. [Leia-se, expectativa de movimento.] Recomendo poucos livros, mas a segunda edição do clássico de Lawrence McMillan sobre opções está muito boa. O autor anexou algumas estratégias em relação à edição anterior. A redação é agradável e prende a atenção do leitor, com dezenas de "causos". Um bem interessante conta a estória dos dias após o Crash de 87 e como os option traders de índices - de muito sangue frio - puderam sair quase incólumes. A volatilidade implícita subiu tão estupidamente nos dias que se seguiram àquela segunda-feira que compensou a brutal queda de valor intrínseco das opções. Na época não havia a decimalização das cotações. E traders de opções puderam sair com perdas (insignificantes) de 1/8. Fantástico!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Interview with The Editor Of Dow Theory Forecasts

Entrevista instrutiva com Richard Moroney, Editor da Dow Theory Forecasts. Aborda temas recorrentes que geram boas discussões em fóruns e grupos, tais como a dinâmica de quality, growth e dividend stocks em rallies. Vale a pena dar uma passada d'olhos: clique aqui.

Suportes de peso




No domingo os suportes foram marcados e realmente seguraram o mercado. Não aproveitei a festa de hoje(muito trabalho, pouco money) mas o que sempre me fez pensar foi: news ruim = mercado em alta????
Pela manhã antes do mercado US abrir saiu a news sobre jobs claim e veio ruim. Buenas e mercado tem este tipo de reação positiva!!!.
Suporte de peso, vamos ver.

terça-feira, 23 de junho de 2009

as colagens e as decolagens, da tal DESCOLADA...

colagens?...
decolagens ou descolagens?
a que atribuir-se o facto de a pulguinha Bovespa ter se descolado do cao guia de Tio Sam as 15:20 hs de hoje, como se decolasse again?

qua...po Q serah?!... mais um bolhao, digo, balao, de Sao Joao???...

ja de a muito ella vem fazendo coisas assim e outras tantas, muiiito mais arrojadas, nessa de ser DESCOLADA; e postei, recentemente, a proposito, tal desproposito - num grafico comparativo - mostrando a defasagem entre a performance de nossa pujante Bolsa Tupiniquim, altaneira e solerte... e varios Indices de WS, no ja saudoso rallye do G-20... "a toda anomalia corresponde uma futura Fatura", teria dito Socrates (ou Confucio, nao me lembro bem... e, se nenhum dos dois, algum outro filosofo bem que poderia ter filosofado esta tal merda).

ah...lembro-me...de minha remotissima infancia - entre estilingadas impiedosas, tropecoes e quedas de pes-de-manga alheios (e, demais infamias) - ainda tao bem; de que cantavamos - tao mal; uma tetrica musiquinha, muito, but muiiito mesquinha - toda vez que viamos um destes baloes subindo alegre aos ceus: 'vai, vai, balao'... ops, digo...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Primeiro suporte já será testado amanhã




Bing bong da recessão técnica

Borat hoje receber consulta pessoa muito famoso.

Nós já tentar trazer ele para Kasachstan muitos vezes no passado. Ele receber convites para trabalhar nos assholes Irtysh Pavlodar (rivais Borat) e no glorioso Yelimay Semipalatinsk, o melhor time do mundo, mas nunca aceitar dizendo 'aí é brincadêra, pô, em Kasachstan futebó ser jogado na carta e no domingo, isso não é futebó'.

Com muito honra, Borat responder carta de Mr. Caipirici Ramalho:

Seu Borat, estou escrevendo para o senhor para uma consulta séria, então não quero ver gracinha na resposta.

Aqui no Brasil andam falando que a economia está em recessão técnica.

Aí é brincadeira, pô, já colocam a culpa no treinadô por tudo, agora estão querendo dizer que a culpa da recessão é do treinadô que armou o time na retranca ou muito faceirinho no ataque.

Aqui a gente trabaia duro, não tem essa conversa mole de recessão técnica.

Quando é que isso aí vai acabar, pô?

É brincadeira!

Borat entender pergunta Mr. Caipirici e achar muito importante.

A resposta, mais uma vez, ser simples: o Braziu tem 180 milhões de treinadores, nenhum ministro economia e muitos amanuenses.

Amanuense que usar jaqueta de ministro economia levar muito tempo para admitir crise, e agora que admitir referir ela como recessão técnica, porque é mais fácil derrubar treinador do que trocar amanuense.

Como comissão amanuense estar numa very naaaaaaice, o chefe amanuense gostar fazer piada com assunto.

Para fechar, dizer para quem perder emprego que essa ser recessão técnica se equivaler a estar alavancado em compras índice futuro e quando índice cair ligar nos mafiosos corretagem e dizer 'queda hoje não ter volume, então não pagar ajuste'.

Borat uma vez trabalhar para mafiosos e aprender a colocar lascas bambu embaixo unhas quem não pagar ajuste.

Pena não ter máfia especializada fazer isso com amanuenses, pois os amanuenses ser o próprio máfia.

High five!

domingo, 21 de junho de 2009

Bear Market Rally acabou e ponto final!!!!!


Lá vem o chato do Bob com o mesmo assunto. Deve estar com a cabeça inchada pois o Inter acaba de levar 4x0. Acho apenas que o mercado irá corrigir e tentar uma nova perna de alta. Linhas horizontais vermelhas seriam supostos objetivos da onda B.2 da grande C em desenvolvimento.

Tales Of A Pattern Hunter

Padrões de preços (price patterns) se desenvolvem devido ao comportamento sempre repetitivo da manada. Dominar e tirar proveitos de padrões gráficos é uma habilidade difícil de desenvolver. Há grande subjetividade no reconhecimento deles. Mesmo para os quants de Wall St. há grande possibilidade de inputs de preço e volume e suas combinações que torna o processo de otimização penoso. Por esses motivos price patterns - dentro do estudo de TA - são assunto polêmico e pouco estudado. Poucos autores contemporâneos têm se enveredado em estudos sérios, que demandam longos processos de backtesting. Os que o fazem ganham grande notoriedade, como T. Bulkowsky, autor de Encyclopedia of Chart Patterns.

O chart de longo prazo acima mostra padrões que, provavelmente, não despertariam polêmica entre technicians. Um movimento parabólico no preço dos contratos futuros de ouro em USD terminou em um blowoff. Este evoluiu para um triângulo de alta cujo target esperado foi superado em mais de duas vezes. A atual consolidação se dá em um longo de um inverted head&shoulders, com eventual breakout próximo de US$1000/onça (28,5 gr). Compreender a psicologia dos players ao longo dos padrões é muito mais importante que decorá-los.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

"Democialismo"


Esse negócio de estatização do sistema financeiro vai ficar cada vez mais latente caso transformem o FED em autoridade de supervisão e regulação sobre o setor. A aprovação do plano depende do Congresso.

As propostas detalhadas em documento divulgado pelo Departamento do Tesouro têm como objetivos - além de promover regulação das entidades financeiras - estabelecer uma supervisão compreensível nos mercados, proteger consumidores e investidores de abusos, prover o governo das ferramentas necessárias para lidar com crises, aumentar os padrões regulatórios e a cooperação internacional.

Já estão pedindo o dinheiro emprestado aos bancos de volta. Será que estes terão liquidez - e vontade - para devolver o que receberam, sabendo que a idéia é dar fim aos seus bônus? O grande problema vai ser lidar com a turma poderosa que manda no governo - e ajudou a eleger o Obama - sem contrariar os seus interesses.

A verdade é que o presidente está incomodado com a "farra" especulativa que levou toda a economia americana à situação em que se encontra atualmente. O mundo inteiro sente os efeitos da crise, quer ela tenha chegado ao fundo do poço, parado de piorar, ou até mesmo apresente sinais espúrios de melhora.

Uma fiscalização mais severa dos markets (abrindo a caixa-preta até então intocável) vai comprometer a atuação de muitos hedge funds, que escondem suas operações sob um suposto "expertise" guardado à sete chaves. E isto pode restringir as estratégias - questionáveis ou não - e penalizar a liquidez dos negócios.

Enfim, pela sobrevivência dos investidores e credibilidade das instituições, toda medida para dar mais transparência será bem-vinda. A resposta do mercado é o que veremos.

De qualquer forma, para diminuirem o risco de um colapso generalizado, conforme as suposições da proposta, vão precisar colocar mais grana no mercado, e isto é sinal de que as coisas ainda não voltaram aos eixos!

A fábrica de moedas vai ter que emitir mais papel. Mas como disse um amigo, acabou o didim e a impressora está sem cartucho! E a tinta anda valendo mais do que o Dolar!

Democracia nos lucros, socialismo para as perdas! Os contribuintes terão que entrar em mais esse rachuncho... custe o que custar.

O estoque de munição está fraco, precisam recompor o arsenal para uma eventualidade, e qualquer bala na agulha é muito valiosa para desperdiçar com inocentes. Depois dos empresários em Pindorama serem chamados de trambiqueiros, agora os banqueiros de Wall Street serão tratados como terroristas. A guerra está declarada!

^v^

NESTE RALLYE O MARKET EVITOU O "OVERSOLD":



como as medias moveis jah estao a perigo na linha de tiro, creio q neste momento, de possivel fim de festa, devemos observar o market, tambem, quanto ao seu comportamento nas zonas de overbought e oversold durante o periodo de duracao desta reversao.

e a pergunta eh: quantas vezes o market em geral (tanto o mais importante indice de WS quanto big shares e indices de somenos realce) navegou na faixa de sobre-vendido neste 'Rallye do G-20'?

NEM UMAZINHA...

"a meu ver" (#*&%$#!), se entrarmos naquela ZONA (e, se ocorrer isto, serah pela PRIMEIRA VEZ nesta reversao) dali ja nao havera volta... e veremos - assim como no pull tantas vezes overbought - novos meses de vai-vem, porem... ja na regiao de sobre vendas.

ora, o market estah, just now, justo ali, bem na marca, para furar Medias e - tambem - a faixa oversold; pois $INDU caminha neste sentido (com $TRAN na guia)... e $BVSP ja 'furou' NA FRENTE (estarah a pulga 'descolada' dando nova direcao ao rabo e ao cao?).

terça-feira, 16 de junho de 2009

Final do bear rally. Será?




O Fact levantou a questão quanto a quebra da LTA. Inversão ou só poderia entrar em um corretiva lateral e voltar a subir. Sigo na idéia que o DJIA fez a primeira perna da onda 2; viria a corretiva e voltaria a subir. Idem aqui, só que a proporção da correção pode ser maior como foi a perna de alta.
Volto a chamar a atenção para a segunda linha e hoje as do segmento da construção civil e intermediação imobiliária deram show(vide AGIN3, ABYA3,LPSB3,MRVE3)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

o obvio, mesmo se ululante, desagrada a "torcida".



so nao V quem nao quer (...e no Particular, semana de k-7 adas).

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atrasados começaram a entrar

Jun 10, 2009, 12:19 p.m. ESTFund managers splash the cash.


By Sam Mamudi, MarketWatch
NEW YORK (MarketWatch) -- Mutual fund managers are paid to invest their clients'
money in the markets. But for some managers last year's carnage was so bad that
they kept record levels of cash.
Now those managers are heading back into stocks, swayed by a belief that prices are cheap
and a feeling that, while the bull market may not be here yet, at least some of the worst is
over.

Equities Risks Skewed To The Downside

US equities seem cheap compared to where they were a couple of years ago. But the risks still posed by weak global trade, significantly lower profitability levels and weak US household consumption suggests that after the recent rally, risks are now tilted towards further weakness.
"Stocks were down to the lower end of any rational historical valuation, unless you believed
we were going into a depression," said David Ellison, chief investment officer at FBR Funds.
Ellison is a poster child for cash-hoarding managers. At one point last year more than 60%
of his financial-sector funds' assets were in cash. That figure is less than 10% today.
"There's been a pile-on of good news [recently]," Ellison said. He pointed to lower Libor
lending rates, improvement in home sales numbers, "reasonably good" corporate earnings
and an increasing ability for companies to raise capital.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

UMA CURIOSA PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR

acabo de trocar mensagens com um grande amigo; e tambem um meticuloso observador do market; e dai assim nos indagavamos:

COMO poder-se-ia, com fundamentos Reais, explicar, a estranha disparidade entre o tamanho do atual ja depauoperado bull rallye aqui na nossa alegre bolseta e o mesmo pull na MATRIZ de WS???

daih... passei a bola a um tuba tupiniquim e ouvi dele a resposta:

"pssssssssssssssssssssssssssssssiu... cala essa boca, pergunta".

(pena que nosso LAFA ta sumido pois 'somaria' muito nesta hora)

terça-feira, 9 de junho de 2009

The Truth Is Out There...On The Charts


O trecho acima é o epílogo de um artigo (Na real, vai mal) publicado em um blog de uma "comentarista econômica" consagrada do mainstream. A idéia do artigo, bem calcado em fontes fidedignas, diga-se de passagem, se concentra na dissonância entre mercados acionários e a economia real. É uma antiga cantilena dos economistas querer discutir sincronia entre price action e indicadores econômicos. A incursão de alguns deles na indústria de fundos tem sido - sendo complacente - medíocre. A maioria mesmo volta para o ramo de consultoria e produção de artigos insossos, onde a dissonância entre academicismo e realidade tem pouca importância.

O canal ascendente mostrado acima é a única coisa que tem importância para os que têm a pretensão de bater o mercado. O resto é bullshit. A única verdade é o price action. Charts never lie.

A TAL ARAPUCA DO FUSO NO PARAFUSO EUROPEU

qua...

us Homi de LA & us di K:

e "L"s atacam again!... observem (no Intraday de ontem, isto estah cristalinamente transparente...dinooooooovo), u ki ki us tais HOMI estao fazendo com o tal 'fuso'... e meditem sobre onde irao 'atacar' depois de depenar as oropas (vd. Declaracao, do Manteiga, sobre a performance do Primeiro trimestre, do PIB de PINDO^ - e, somente agora, no final do Segundo - anunciada)...-e ainda ha porrrrrrrraqui quem se preocupe em como esta o ceu da Dinamarca?- perguntaria o arquiteto Zeca Diabo a tal Ministra...e ela, como sempre dantes na decoreba do catecismo, responder-lhe-ia: 'U Q ki C manda Chefia?!'


axu...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Borat saber sempre que a pé ser pior

Borat gostar carro, perseguir com ele bonitas mulheres sempre, niiiice.

Mas Borat não entender pergunta Vendedor chato:




Caro Borat,

O meu amigo Lulla baixou o IPI para agradar os nossos chefes nas montadoras, só que ele está muito descontente com você, pois nossas fontes nos informam que o seu carro ainda não foi trocado.

Veja que o país precisa da sua ajuda por isso é importante que você se endivide além da conta para que as montadoras possam continuar existindo e fazendo doações de campanha.

Portanto devo informá-lo que se o amigo não trocar de carro nos próximos 15 dias estarei conversando e estarei encaminhando um pedido para que a máfia russa exploda o seu possante.

Com afeto,
Vendedor amigão


Wawaweewaa!

Carro Borat ainda ser novo.

O chão não cair, motor ainda ligar quando família Borat empurrar!

Ver foto abaixo:


Borat prometer comprar novo quando vendas abaixo média de novo:


Chinqui!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cross-post: Seagull Trading.com

Vira-Casaca

Com o frio chegando... é hora de tirar os agasalhos do armário! Para tudo deve haver um timing. As notícias e os analistas parecem sempre atrasados em relação aos acontecimentos. Estes últimos meses foram pródigos para quem investiu no segmento de small caps. Não dá para dizer que a festa acabou, pode ser apenas mais uma correção "saudável"...

A verdade é que temos que estar sempre preparados. O que me incomoda, mais do que a euforia e a depressão que toma conta dos investidores é a falta de bom senso, e oportunismo dos formadores de opinião. Sempre incentivam os outsiders a alavancar posições quando o mercado está no alto (será para sair em cima destes incautos?). Da mesma forma como começaram a oferecer cursos de vendas no índice, travas de baixa, aluguel de ações, justamente quando a bolsa vinha desenhando seu fundo. Parece mesmo má fé! Por isso é importante apurar os filtros e manter o alerta!

Enfim, não acho que quedas no mercado possam deixar alguém feliz - apesar de, operando nas duas pontas, podermos lucrar com elas. Acertar as estratégias, fazer dinheiro é uma consequência, mas tenho absoluta certeza de que TODOS preferem ganhar na alta, ainda mais com o país prosperando, e lutando para ser menos afetado diante da crise.

O problema é a soberba de nossos governantes e o cenário ilusionista que tentam passar por interesses meramente eleitoreiros, tudo para preservar seus cargos e poder. Isso que é lastimável. Esse papo de PTriota é uma balela... se os mesmos estivessem na oposição seriam capazes de detonar a Petrobras e sua reputação.

Mas a vida é assim... ninguém é obrigado a ser coerente. Mudam de partido, postura e opinião. E a credibilidade, ética... andam em falta!

A nós, resta apenas a possibilidade de mudar de ponta e virar casaca quando a coisa inverter. Mas ainda é cedo para qualquer avaliação mais conclusiva. Certo é que os problemas ainda não acabaram, e estão longe de ser resolvidos. Foram seis meses de baixas, seis meses de alta... o que todos querem saber é como será daqui para frente. Cada um com seu horizonte... uma semana, seis meses, ou dez anos. Isto que eu chamo de timeframe.

Abs ^v^

as tais ressacas de fim de festa e o Canto do Cisne

a performance bursatil dos papeis da grande banca gringa (vd BKX), parece um aviso sobre o fim do porre de otimismo do finado assim digamos Rallye do G-20; e a disparidade, 'exuberante' (by oncle Green-Green, o Vagaroso Pilatos que hoje FED), da reacao festiva de nosso impavido colosso market pindoramico, frente ao recente timido pum de WS - em que DJI sequer ousou afrontar a muralha dos 9 KG - vai medir, porrrraqui, o tamanho, idem desproporcional, da corretiva da correcao; e quem 'bateu e ainda nao correu' (by KB, por tel pra tia, digo, porrrrrtelepatia), phodera assistir agora uma reprise do famoso ballet citado na cabeca deste poste.

a mim, velho passaro pragmaticamente rabujento, se bem eterno otimista, me preocupa mais que tudo, no CP desta crise, a nossa correspondente bolhinha imobiliaria que ainda se eleva alegre e indomita nos ares, tal qual pipa de papel de seda, mais agora com gas chapa-branca que com o gas da banca - pessimo sinal, diga-se de passagem - e teima, tal qual o nosso market dos papeis idem, em nao seguir a rota da Matriz; como se uma pulga pudesse abanar o cachorro balancando seu rabo (dele, please, nao vale maldar, rs); talvez se reservando - K como LA - o papel de arauto do verdadeiro crash; ate agora driblado pela atuante, fortissima e competente strong hand de Meirellles e Cia que cimentam, com grana oficial, a tese da marola; evitando porrrora o naufragio da popularidade do tal sapo sedento.

ENTRETANTO, a quem tiver a paciencia de ir juntando os cacos pra entrar no mercado de Acoes, apos o arraso que a incipiente Tsu vai causar, serao oferecidas oportunidades fantasticas no mercado, com incriveis pechinchas verdadeiras e - assim como o market, as mares e tudo o mais eh ciclico, pelo menos aos olhos deste velho observador - assitiremos, no Longo Prazo e ao fim da atual tormenta; a um majestoso PULL economico mundial, real e duradouro, alicercado em praticas mais ortodoxas do MFI que - ao contrario das ingenuas expectativas de alguns governos - impor-se-a, naturalmente, para tais novos tempos, novas regras de irrigacao da economia; e esta, por sua vez, exemplarmente, guiar-se-a mais pela otica produtiva que pela burra e afoita insanidade especulativa; como da para ver, com clara nitidez, num horizonte mais panoramico, pois que as estruturas tecnologicas e economicas modernas, principalmente as mais sofisticadas, apontam inexoravelmente para uma era virtuosa, apos passadas as funestas consequencias e erradicados; naturalmente, por gravidade; os tumores geradores da presente endemia.

... nao sei se ja disse aqui no TiB que - no passado - irredutivel em principios que foram calcados nas doloridas surras que levei e professando esta mesma minha consequente lei da Paciencia, pois alicercada mais em cicatrizes que em teorias - cheguei, filosofias a parte, e na pratica, a comprar Vale por um vigesimo do valor patrimonial do papel; e foi porrrrai, esperando, mais de uma vez, pachorrentamente, o cimentar dos sempre alternados autenticos fundos do mercado - que chegam a levar certos ativos, mais pra passivos, a total iliquidez - que saih da M... e consegui adquirir mais do que o que me deram os sofridos diplomas, incluso o famigerado patrimonio penhaskim...e dito isto volto a muda pra zelar do Bronze.

BOA SORTE A TODOS, MORMENTE NESTE MOMENTO DE CANJINHA...

terça-feira, 2 de junho de 2009

So much for...

Gold bug anônimo perguntar Borat o que Borat achar ouro para inflacionário hedge.

Borat responder:

Em dólares (niiiiice) cobre subir ano 2009 65%.


Óleo (não aquele que Oxana um dia usar no cozinha) 53%.


Soja feijões 22% (Borat ter feijão: se eu cozinho é meu?).


Ações em mercados (gostar otimismo) 30%.


Ouro: 12%.




Wa.

Wa.

We.

Waaaaaa...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

UM BOM DIA, QUERIDOS E PACIENTES LEITORES...

...desejo um bom dia tambem aos meus veneraveis; inimitaveis e impecaveis mestres, pela ordem cronologica inversa; KB; FACT; SEAGULL; LAFA e SAMUEL RAMOS BORAT e ao mais jovem de todos, pela logica do purismo da idade emocional, nosso mestre alvo desta missiva - porrrora pagando dividendos de divida de retorno de ligacao: Betinho (na maior intimidade), ou, no popular, o nosso Sir

BOB.

elementar, meu caro Doc:

DJIA, assim como e melhor ainda SPX; representam simplesmente e apenas, o tipo do incontestavel BIG DOG da matilha bursatil mundial.

Entao, vejamos, de forma simples e singela - sem as frescuras habituais e tao complicativas da midia e do universo analitico do market - o que chamo de o 'atual rallye dos 12 tri do G-20':

... ora, com a consequente emissao a granel de papel moeda pelos BCs; diminue, no curtissimo prazo, o pessimismo no MFI; e aumenta, of course, ao andar a carruagem; o andor e a circulacao de grana e parte dela, inclusive a que socorre a banca rota, ao inves de irrigar o credito, como mal previsto, vai, la fora - assim como parte para os bolsos dos CEOs mais porrrraloucas - em boa parte, again and ever and ever, pra especulacao... simples assim.

BUT (by U), temos, de todo este treco, duas questoes consequentes insofismaveis; sendo a primeira o facto (com c, em homenagem ao Alex) de que emissao de dinheiro tem consequencias nefastas, bem manjadas, mais adiante; e, a segunda, o facto (again) de que a crise recessiva instalada depois de anos festivos de liquidez cataplutada pela putada irresponsavel, eh de indubitavel origem estrutural; ao passo que a atual alegria bursatil eh meramente conjuntural e irrigada com bala sem lastro... e como terceira(?) questao, temos, ainda, especificamente aqui na bolseta de Pindorama, o facto (rs) mais gritante ainda (e ateh insuportavel para minha hiper jovial acuidade auditiva que aos poucos compensa a visual) de que seu percentual de "recuperacao" neste pull, excede e muiiito, mas muito messsmo, com ostensiva e inexplicavel 'exuberancia', a extensao do rallye em WS (nao misture alhos com bagulhos e esqueca a China)... o que significa que a pulga do rabo nao esta nem aih para a trajetoria do cachorro, estoriazinha esta no minimo mal contada e cujo perfil historico, voltando-se os olhos para a realidade economica atual, lembra a crise pos 29... passo a passo (e a nossa intimorata salve salve pujante tupiniquim, naquela epoca uma titica tal como now, marolas a parte, hoje em total e loooooooongo descompasso).

a concluir que a coisa, na verdade, estah tao feia - ao contrario do que parece - que ateh pra tentar explicar a gente se confunde transformando duas questoes em 3, pelo que - ja que perdido, perdido e meio - a quarta seria que logo comecarao a emergir as pontas do atual iceberg, com os fatos reais, estampados nos balancetes e balancos (consolidados, Lafa) normais; na sequencia - infelizmente inexoravel - do efeito da Tsu (e a me lembrar palavras mais escorreitas de um dos meus mestres: o que estamos vendo eh o market confeccionando, pacientemente... mais uma puta Barreira).

a lamentar, meu caro Doc.