O setor de saúde tem características únicas para o investidor:
- Por ser pouquíssimo verticalizado, ele é dividido em pontas. Algumas pontas operam a risco zero. Outras assumem muito mais risco que uma seguradora.
- Ele é altamente susceptível a regulamentações que nunca vão parar de mudar.
- Aliás, é característica dele que novas leis afetam fatos velhos.
- Atua com demanda fortemente inelástica, como um setor.
1. Eu tomaria cuidado em ser sócio de hospital ou plano de saúde. Estes setores atuam com um binômio não muito interessante: receita limitada e despesas ilimitadas. E a concorrência, quer me parecer, baixou os preços demais.
Na hora de fornecer o serviço para que foi contratado, o plano tenta se esquivar de todo jeito. Por muito tempo foi assim. Recentemente a regulamentação anda um pouco mais justa com o cliente. Mas isso só, por mim, já é sinal de que o planejamento econômico do plano não é redondo.
Por exemplo, a regulamentação tem evoluído no sentido de considerar que tratamentos de câncer ambulatoriais devem ser suportados pelo plano de saúde. Aí você vê a despesa aumentando sem contrapartida.
2. Distantes desta realidade são os odontológicos. Os serviços são baratos, as despesas, altamente limitadas. Aí temos um business com despesas e receitas perfeitamente equacionáveis.
Uma dental a preços baixos é quase um free lunch. Encontrá-las é que são elas...
3. Outros setores, mais marginais, atuam só como fornecedores de serviços e produtos. Novamente, assumem risco baixo, e pegam só a parte boa de um mercado crescente.
Por exemplo, farmácias e distribuidoras de medicamentos. Leia-se Dimed e Drogasil. Se compradas a preços baixos, apresentam baixo risco e receita crescente.
4. Idem quanto ao casamento de receitas e despesas, podemos citar os fornecedores de exames laboratoriais. Aqui no Brasil, DASA e Fleury.
Com algumas distinções. Embora seja um mercado de alto crescimento, exige um investimento alto em aparelhos que frequentemente terão de ser trocados antes do necessário.
Por outro lado, é um setor que não assume riscos desproporcionais, portanto tem bastantes condições de ser lucrativo no longo prazo. Mas como comprar dasa e fleury a estes preços?