domingo, 31 de maio de 2009

BOV e DJIA




Cunha baixa no BOV? MM200 e MM50 estão se aproximando no DJIA? Nada sei.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sell in may or stay?

Complementando o post abaixo do Fact:

Eu nunca fui muito favorável a estabelecer regras para a bolsa, afinal estamos falando de renda variável. Contra fatos, e o Alex, só mesmo gráficos e argumentos.


O quadro abaixo só vai até 2007, ou seja, 2008 foi mais um caso a reforçar a sequência. Por ele, o pior mês para o SPX costuma ser setembro, mas, de fato, observa-se um declínio a partir de maio.

Artigo

Para mim, toda regra tem exceções... será este o caso de 2009?

Quem sabe...

E se atrasarem um mês ou dois? Ainda assim, ia mudar muita coisa?

Talvez a maior diferença seria apenas o tamanho do tombo.

Se ele vier...

A única certeza é que segunda-feira já estaremos em junho!!! ;-)

Abs ^v^

Sell In May And...Ops!

O conhecido cliché sempre me pareceu enigmático. Induz o caboclo a vender tão logo veja o mês fatídico se aproximando. Olhando os dados estatísticos mês a mês, isso é claramente um erro. Maio é um mês positivo, sob qualquer base amostral que seja tomada. Daí não faz muito sentido vender no seu início. Learned the hard way?

Convém fazer operações levando em conta os seasonals. E deixe o Manada Investing para o Valair, Kaká, Neto e outros expoentes da comunidade financeira de Pindorama.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Saiu na AE Broadcast

16:53 DEPUTADO PROTOCOLA PEC QUE PREVÊ 3º MANDATO PARA LULA
Brasília, 28 - O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou há pouco a proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê o terceiro mandato para o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele informou ter conseguido 194 assinaturas, sendo que 80 delas de integrantes do PT
e PMDB. "Essa PEC é um reconhecimento do Nordeste às políticas públicas do presidente Lula. Em momento de crise, é melhor que sejamos conduzido por alguém com credibilidade externa e interna", afirmou. A PEC prevê a realização de referendum popular no segundo
Domingo de setembro deste ano para que o terceiro mandato possa ser instituído.
Questionado sobre o fato de integrantes do governo terem se posicionado contra a proposta, Barreto disse que "está fazendo o que muita gente tem vontade mas não tem coragem".
Para ser aprovada, a proposta de emenda constitucional precisa de 3/5 dos votos, em votação em dois turnos, na Câmara e no Senado. E para vigorar já na próxima eleição, todo o processo tem de ser concluído um ano antes das eleições, ou seja, até outubro deste ano.
Na Câmara, a emenda terá que ser aprovada, primeiramente, pela Comissão de Constituição e Justiça e depois seguir para uma comissão especial, que tem 40 dias para analisar a proposta. (Denise Madueño)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

É queda direto, será???




Há alguns dias os integrantes do TIB já vem falando de um possível ponto de inflexão nos mercados mas será que é o fim assim direto? Vamos recordar a duração da onda 1.C : 17 meses(desde 10/2007). Ora, a ona 2.C duraria apenas 2 meses(03-05/2009?)? Penso que não. Deve cair(até onde sei lá) voltaria para algum novo teste de alta.

Borat responder se bolsa sempre ter tendência alta

Chinqui!

Borat responder hoje um pergunta capcioso de leitor enlatado.

Borat não saber quem enlatar leitor, mas Borat ser treinado, usar abridor lata para abrir muitos castidade cintos em Kasachstan, niiiice!


Caro Senhor Sagdiyev,

Acompanho com toda a atenção disponível as recomendações de minha corretora e apesar de ter resultados bastante voláteis (aprendi essa palavra com eles) e gastar um salário mínimo de corretagem, pelo menos não estou pagando Imposto de Renda!

Mereço um high five, eu sei!

Estou lhe escrevendo para que o Sr. comente as primorosas informações que
recebi da minha corretora nos últimos dias.

Eis um resumo delas, publicadas no Twitter:

Grato,
Do seu colega Enlatado.

Wawawewa!

Borat perceber muito sabedoria nesses informações.

Borat concordar todos idéias presentes, comentar assim:

- Prazo longo

Borat recomendar leitor Enlatado comprar Ebay elixir eterno vida, assim saber que sempre ganhar dinheiro!

Não importar quantos anos índice levar para recuperar valor nominal, com eterno vida investidor vai lucrar todos!

- Tendência eterno alta

Borat saber índices sempre ter eterno alta. Ficar igual Borat quando tomar russa vódega, ficar sempre alto e falar enrolado! Niiice!

Comprar índice de eterno alta támbém mostrar que assim não importar se ações quebrar e ser sacada índice! Também não importar inflação, índice é sempre para cima!

Borat pensar que melhor estratégia investidor Enlatado ser: vender casa e rim então comprar tudo em elixir eterno vida e ações do índice.

REQUERIMENTO AO 'PRO' PROFESSOR LAFAYETTE:

Mestre Lafa:

se, e quando possivel, solicito pra mim mesmo e para nossa enorme gang de leitores [cada vez mais silentes e mais prudentes, but (...), sempre presentes] - e no meu caso afim de ja ir afobadamente upa, estabelecendo target de compra, pra 2.011, ou 12 - uma AF de Vale; papel que fez minha festa num passado remoto, quando, anos atraz, comprei-a-a porrrrrum vigesimo do valor (sim, 1/20)... pois daki do penhaskim me parece que elazinha AINDA ESTA muiiiiiiiiiiiiiito cara.

pensaria Amador ao guiar: 'mesmo ao par todo papel eh muito caro'.

axu

segunda-feira, 25 de maio de 2009

domingo, 24 de maio de 2009

Rogers: Markets Yet To Bottom














J. Rogers aborda duas idéias, por mim também comentadas em meados do mês: A boa força relativa do yen, China e similares. Está comprando a primeira moeda. E não vendeu equities chineses.

Vai cair direto?


Não penso isto e repito, tem dog grande na briga. A sequencia seria uma corretiva onda B ou X seguida de nova alta C ou abc. BOV rabo do dog iria junto. Ou não sei lá.
Estou isento de bigs até final da corretiva e sigo com smalls.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Não residentes firmes na BM&F

Eu tenho feito um acompanhamento sistemático das posições abertas em contratos futuros de índice na BM&F. Geralmente, são os gringos contra todo o mercado ( agora, tirando os bancos, as PJs estão juntas na mesma ponta). Ontem, os "não residentes" ainda aumentaram o seu saldo comprado em mais 7.118 contratos.


Resta saber como anda o fluxo de capital estrangeiro na Bovespa, que é divulgado com atraso de 2 dias. Pelo comportamento do câmbio, queda do dolar para apreciação do real, mesmo com os frequentes leilões de compra da moeda americana pelo BC, dá para supor que a torneira continua aberta. E como os títulos públicos vêm perdendo rentabilidade, a especulação estava rolando solta nas bluechips. Smart Money!


O desenho de um topo duplo no Ibovespa eu já havia imaginado na segunda-feira, quando houve um novo teste para romper a resistência dos 50% de retração da queda. Violinos a parte, o alvo para aquela pipa voadora era logo abaixo de 53k. Vamos ver se a atual "correção" ainda pode fazer pullback sobre a cunha (na faixa de 48.000) ou agora cava um buraco mais fundo. O gráfico abaixo é o diário, na escala logarítmica.


Quem pensa que os "Negócios da China" acabaram (o presidente foi se esconder da CPI na Petrobras por lá - isto é um outro capítulo) é porque ainda não encontrou o "Caminho das Índias". Em época de BRICs, não duvide se, a seguir, colocarem no ar a "Montanha-Russa". A volta da volatilidade... no Brasiiiiiiiiiiiil!

Abs ^v^

Market, now, desenha OCO sequencial ao ex OCOi

em DJI, ontem, formou-se, a meu ver (...*#*#!), um bem elaborado topo duplo (ou triplo a considerar-se a sombra do candle anterior ao primeiro topete recente) que esboca um Inverted H&S, c/ target de neckline na beirada dos 8 KG; e final de Right Shoulder la na pqp de um novo Low... han?... e, quando se inicia tal merda?!... just now!

axu; e volto a cuidar do Bronze pois tenho apenas um de qualidade.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Borat roubar caminhão ciganos, niiiice!

Yackshmash!

Borat hoje responder carta Srta. Sula Miranda quando ela ter 18 anos, mas antes Borat pedir todos que visitar www.viesfinanceiro.com e assinar boletim Conta-Gotas, se não fizer sucesso Borat ser executado.

Borat lembrar também responder todos cartas que chegar, menos cartas de Nursultan Tuliakbay.

Senhor Borat,

Admiro a sua sabedoria e seus conselhos desde que o Sr. me aconselhou a escrever no paralama do meu caminhão a seguinte frase: "Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra. E quem não erra é promovido.".

O problema que venho lhe trazer nesse momento é sobre o mercado de frete, que anda um pouco devagar nos últimos meses.

Quero saber quando poderei viajar sôfrega e loucamente como nos últimos anos.

Grata.

Niiice!

Borat aprender lição sobre frases de caminhão quando puxar carregamentos ilegais potássio no Kasachstan. Todos saber que Kasachstan potássio ser melhor potássio do mundo, todos outros nações ter potássio qualidade inferior.

Para responder frase sexy garota Borat tirar caminhão garagem, olhar tanque combustível e perceber sazonalidade recente contrariado:


terça-feira, 19 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comparando 2 momentos




Em maio de 2008 o BOV rompeu resistência que vinha desde 10/2007 dando a idéia que iria muito mais pois o pivo formado apontava isto. Entretando não foi e todos sabem o desfecho. Novamente o BOV rompe linha de resistência(linha Maginot) que perdurava entre 10/2008 e abril/2009, situação muito mas muito semelhante. Vamos ver o desfecho

sábado, 16 de maio de 2009

Relembrando a idéia desde 2000










Well, quem entrou no rompimento da Maginot já pode querer sair ou esperará as PF entrarem comprando para vender. Se cair , tem reteste mas vale o risco? Vamos ver.

Regras básicas e personalidade das ondas

Fact fez importante comentário no blog então um pequeno resumo:

A análise gráfica é muito mais uma arte do que uma ciência exata, já que é possível diferentes formas de avaliação e
interpretação dos dados. A vantagem da Teoria das Ondas, entretanto, é que ela estabelece três regras que nunca podem ser
rompidas, tirando uma boa parte da subjetividade.
Regra 1: A onda 2 nunca termina abaixo do início da onda 1
Regra 2: A onda 3 nunca é a mais curta
Regra 3: A onda 4 não pode terminar dentro da área da onda 1
Elliott destacou como fundamental a compreensão do comportamento do mercado a cada onda. Levando-se em consideração
que o mercado é formado por uma massa de indivíduos, a personalidade de cada uma das ondas da seqüência de Elliott é
parte integral da psicologia dessa massa, oscilando constantemente entre o pessimismo e o otimismo.
Vamos tomar por base um mercado que venha de um forte movimento de baixa e vejamos a personalidade das ondas durante
o processo de mudança e estabelecimento de uma nova tendência de alta.

Onda 1: Após uma tendência de baixa é compreensivo que o principal sentimento dominante do mercado seja o medo. Ela
costuma ser a mais curta das ondas de impulso e neste momento são poucos os que acreditam na mudança da direção da
tendência.
Onda 2: Ela costuma devolver boa parte do avanço obtido na onda 1 (normalmente 62%). A grande característica da onda 2 é
a surpresa, uma vez que o fundo desta onda permanece acima do fundo da onda 1, quebrando assim a expectativa da
continuidade da baixa.
Onda 3: Ainda tomados pela surpresa da sustentação apresentada pelo fundo da onda 2, os investidores passam a ficar
otimistas quanto aos fundamentos e passam decididamente a operar na compra, forçando uma rápida corrida de preços.
Todos os fundamentos parecem ficar positivos e forte alta é verificada. Esta onda costuma ser a mais longa e dinâmica nos
mercados à vista.
Onda 4: Esta onda surge como uma correção da onda 3 que a precedeu. Normalmente as ondas 4 alternam-se em grau de
complexidade com as ondas 2. Se a onda 2 foi simples, a 4 é complexa, e vice-versa. Corrigem normalmente 38% da onda 3
anterior e normalmente se apresentam de forma lateral, muitas vezes se apresentando em forma de triângulo.
Onda 5: Tendo finalizado a onda corretiva 4, inicia-se nova arrancada onde os preços atingem níveis máximos e começam a
surgir as divergências entre os indicadores técnicos e gráfico de preços. A euforia dominante no mercado se transforma em
manchetes nos jornais e revistas atraindo novos investidores não profissionais. Neste cenário alguns investidores mais ágeis
iniciam processo de realização de lucros saindo do mercado. Começam a surgir os primeiros sinais de fraqueza no mercado.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ja clonando o Mestre LAFA, saio de Ferias, again...

vo^ cuidando do Bronze, again; but, ki falta ki nada: KB vem porrrai.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Borat aprender contas Mr. Geithner

Em Kasachstan Borat nunca aprender fazer contas jeito certo.

Mas agora Borat viajar América e conhecer real deal e american dream, poder responder próximo pergunta.





Galileu Inri Cristo:

Caro Borat,


Estou tendo dificuldades em elaborar um teorema que explique a seguinte
distribuição:

Foram US$ 590,4 bilhões divididos entre duas dezenas de amigos, e agora querem dividir US$ 109,6 bilhões entre mil instituições.

Ajude-me, por favor, a encontrar uma fórmula para tão avançada distribuição.

Grato.



Borat nem precisar fazer esforço para responder.

Fórmula original ser muito complexo, mas Borat muito esperto simplificar:

TARP = (LOL + WTF + YCKGA * OMG) * YCKPFA³

Onde:

G de YCKGA ser Geithner.

P de YCKPFA ser Paulson.

High five!

UM DELICADO RECADO AO MESTRE POSEIDONE...

GRANDE cara:

...agora, depois da sua ligeira exposicao de i-1/2 la no MFF (rsrs), naquela 'aprontacao' de Sir Fact, toda vez q me lembrar do Vinicius de Moraes vou me lembrar do amigo; e ao me recordar do Tom... TAMBEM, ja que uma coisa leva a outra e o vice-versa (apesar do nosso Alencar andar mais calado na corruptela do elenco lullista).

ah, sim... o market: poiZe... depois da enezima carraspana (do chapelaco de ontem) parece que -finalmente- as oropas manjaram o trambique mor da atual TRANSFERENCIA bursatil global [(chamada tambem de bear rallye), velho filme, horripilante reprise] e hoje ja gritam: MADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIRA!

com certeza.

terça-feira, 12 de maio de 2009

TRAN - pode ser isto


Aguia, veja que quase atingiu MM200 e a área da onda 4.I.C. Idem para Russel 2000. UHM, sei lá, olho aberto

qua, afinal de contas...NAO DA PRA CLONAR TUDO

Que me desculpem os amigos...

Pela pouca efetividade (15 pil) e o balde de água fria... mas para mim já deu!

A euforia continua em alta, assim como ( e seguindo) as bolsas, mas meu desconfiômetro acendeu uma luz amarela mais forte: Amber Alert level II.

Quando meu irmão, síntese dos outsiders - que não é motorista de taxi, mas sendo comandante de jatos, possui leitura correlata à classe - telefona e diz que está pensando em colocar todo seu dinheiro na bolsa... talvez seja mesmo a hora de pensar em sair.

O DJ, referência magna dos mercados, ainda pode ir até 9k? Sem dúvida, e eu não apostaria contra isso, por enquanto. Significa que estou começando a colocar minha violinha no saco, mas não me sinto confortável para abrir vendas. Não costumo pegar os extremos dos movimentos, geralmente entro e saio antes, e assim evito tomar calor. Aconteceu na passagem dos 70k, quando o Ibovespa insistiu em subir e eu fiquei olhando, por pouco tempo. Também no mapeamento deste fundo atual (derradeiro, ou alguém acredita em new lows?) comecei, de leve, a montar posição, antecedendo às mínimas, mas a cada price action fui melhor dimensionando minha position sizing, e, como o limite inicial do caixote foi extrapolado, parti para a apropriação de lucros de forma progressiva.

Não dá para zerar tudo de uma vez. A tendência continua se mostrando favorável, ainda. Ajusta-se o timeframe, e vamos girando no curto, principalmente em alguns ativos em condições "especiais". Small Caps Rule!

E tivemos o stress test dos bancos... com um diagnóstico duvidoso. Precisam de U$75 bi... só? Isto é fichinha perto do caminhão de dinheiro que já irrigou a economia. Mas a horta continua secando. Resta saber de onde virá o reforço: se da iniciativa privada, ou o processo de estatização do sistema financeiro é mesmo irreversível e única alternativa.

Balanços são balanços, e manobras contábeis fazem parte desta encenação. Como o Brasil sempre segue o líder, a nossa Petrobras, a petroleira eleitoreira, usou do artifício para fugir do pagamento de impostos e minimizar suas perdas. Comparando com os números da Exxon e Chevron, a queda nos lucros foi simbólica (-20% em relação ao mesmo período do ano passado). Motivos, justificativas e explicações - controversas - não faltam.

Enfim, ontem li uma reportagem dizendo que os CEOs brasileiros estão na lista dos melhores do mundo. O Brasil possui realmente um grande diferencial na formação de lideranças. Mas, com certeza, temos também os mais capacitados controllers, e equipes responsáveis pela confecção dos balanços das empresas. Dizem até que o David Coperfield está com seu CV na fila dos headhunters. Mágico por mágico, os nossos ainda parecem ser mais criativos... ele vai ter que esperar!

Abs ^v^

...uma encomenda para a bola de 1 certo CIGANO,

das contagens das waves Elliottianas, vulgarmente conhecido na Net como BobDoc; ou Bob; ou ainda Iceman e IceBob e que - finalmente - na maior intimidade, eh tambem chamado de Beto e ou Betinho (rs).

seguinte:

gostaria de ve-lo postar a tal contagem, usando $TRAN (& coment).

quanto aos D+: plizzz, nao maldem...eu disse bola e nao bolas, OK?

(craro...15 pilas, ta; but: so envio depois de ver este tal poste aki).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Borat denunciar máfia TIB

Chinqui!

Depois de acertar previsão PIB do US and Ai Borat ser dispensado de multa por não escrever TIB vários dias.

Borat agora pensar aumento de salário, mas não negociar ainda com máfia russa enquanto não conseguir comprar AK-47.

Por falar no assunto máfias, a pergunta de hoje vir de Itália:


Sr. Adamastor Corleone:

Ma che! Todo mundo sabe que a máfia do TIB pretende ganhar dinheiro fácil. Eles não passam de um grupo de insiders que vêm destruíndo o valor das próprias cotações.

Os espertinhos venderam tudo em 2007 e desde então vivem da renda dessa e de outras negociatas.

Tenho provas:

Porpetas envenenadas para vocês, bastardos capitalistas!


Wawawewa!

Essa ser acusação muito sério, Borat entender que agora envolvidos dever lutar até a morte e quem viver ficar todo dinheiro.

Borat chegar ontem no TIB, mas não nascer ontem.

Borat também imaginar que fuga KB para Bahamas ter relação fatos acima.

Niiiice!

domingo, 10 de maio de 2009

Se contagem está certa vamos mais




Estaríamos na onda c.2. Os mais otimistas podem pensar em todo este canal sendo a onda a.2.
Vamos ver.

sábado, 9 de maio de 2009

o OCOi do BOB em um 'PRATO FEITO', digo, 'P&F'.

isto, eh o que a Analise sugere; BUT (by Himself), k do penhaskim, a verdadeira BARREIRA fica ali, pelas pragas, digo, plagas, dos 9 KG...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Wall Street X-Ray

O performance chart dá uma idéia do money flow em WS nos últimos 2 meses. Percebe-se o aumento na tolerância ao risco. Players liquidando ou diminuindo suas posições em Utilities e em outros setores defensivos para aumentá-las nos mais agressivos, principalmente Financials. O processo em Pindorama é semelhante. Chama a atenção apenas a pouca força do Energy sector. É algo que destoa do cenário idílico.
A swine euphoria - conhecida na medicina pindorâmica como euforia suína - é de fácil contágio. Propaga-se facilmente pela imprensa e por outros meios pouco higiênicos. E seu tratamento é dispendioso. Recidivas são frequentes.
Como diz o velho adágio: Bulls and bears make money. Pigs get slaughtered.

um chart HISTORICO vale mais que 10 mil palavras

terça-feira, 5 de maio de 2009

Elliott: sempre 2 opções




Balanços dos Grandes Bancos

Andei sumido. Fico até feliz que o Águia não revogou minha licença de postagem.
Mas é que não houve muitas novidades.

Os grandes bancos estão aí apresentando redução no lucro.
Leia-se, Itaú e Bradesco.

Causa principal? Provisões. Esta já estava antecipada, já escrevi desde o... balanço anterior. É, aqui no mundo fundamentalista as notícias vêm trimestralmente quando muito.

Acontece que em bancos a provisão para devedores duvidosos é calculada usando o máximo da inadimplência em um período, (algo como uma média móvel, mas pegando só o máximo...). As provisões anteriores estavam em um nível mínimo, pois estávamos no melhor momento do ciclo econômico. Com a deterioração do crédito, elevam-se as provisões considerando o pior que aconteceu no passado recente.

Retirado da notícia:
"Os créditos vencidos há mais de 60 dias representaram 5,6% no primeiro trimestre deste ano, contra uma taxa estável em 4,8% durante 2008."

Alto, mas nenhum fim de mundo. Mas essas provisões altas ainda duram um pouco.

Fora isso, PODE ter alguma perda de dinheiro imediata pela baixa nos ganhos de fundos de investimento e baixa da Selic.

Ainda assim, diluído em vários resultados, se tudo der bem errado, os grandes bancos perdem no máximo um resultado trimestral.

Quem eu vou olhar com carinho nos próximos dias? sanb3. Quer dizer, isso se ainda estiver a R$ 0,12 - 0,13. Depois da fusão com o Real muita coisa mudou, e vale a pena ser analisado.

domingo, 3 de maio de 2009

OCOi US




No último dia 27/04 comentei em off como o Aguia sobre um provável OCOi em formação nos mercados US. Espero que ele esteja vivo para confirmar, hehehehe. Eles ainda ressaltam o desempenho das smalls por lá, idem aqui.


Ontem saiu a carta de análise do Stockchart e lá estava a mesma idéia. Vamos ver.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Chart Pós IG de 2008


Lembro que neste DCA os estrangeiros foram vendedores.